Trabalhadores, que pedem 16% de aumento, rejeitaram proposta de 5,5%; clientes poderão utilizar os serviços via internet ou pelo caixa eletrônico
O primeiro dia de greve dos bancários teve adesão de 25% em todo Estado. O número foi divulgado pela presidente do Sindicato dos Bancários de BH e Região, Eliana Brasil, no fim da tarde desta terça-feira (6).
Para marcar esse primeiro dia de braços cruzados, os profissionais realizaram no quarteirão fechado da praça Sete, no Centro da capital, uma intervenção teatral. "Nossa manifestação ocorre de forma pacífica com o objetivo de mostrar a situação do bancário para a comunidade", diz Eliana.
Manifestação dos bancários na praça Sete, em BH
Na última sexta-feira (2), o comando nacional rejeitou a proposta de aumento de 5,5% mais o abono de R$ 2.500 – não incorporado ao salário – oferecidos pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
"Após a rejeição, mandamos um comunicado informando que estamos dispostos a escutar uma contraproposta, mas não nos chamaram de novo para negociar", explicou a presidente do sindicato de BH e região.
Além do aumento no vencimento, a categoria revindica melhores condições de trabalho.
Para esta quarta-feira (7), está marcada uma nova intervenção em frente ao Banco do Brasil na rua Rio de Janeiro, no Centro da capital, com início programado para as 11h. "A proposta é realizar mais um ato pacífico", encerrou Eliana.