Espalhe por aí                  Visitas: 448


19/10/2015 às 05:58:25
Bancário perde 33 kg com exercícios e mudança radical na alimentação

Com 1,66 de altura, Mateus chegou a pesar 103 kg; hoje, tem 70 kg. 'A primeira coisa que tive que emagrecer foi minha mente', diz jovem
créditos: g1

O bancário Mateus Ferraz Carvalho, de 24 anos, não se importava em estar acima do peso. Mas, quando uma amiga do trabalho o convidou para fazer academia, achou que poderia ser uma boa ideia.
Na época pesando 103 kg, o jovem emagreceu 6 kg em um mês só com os exercícios físicos, sem mudar a alimentação. Quando percebeu que a perda de peso tinha mudado para melhor seu sono, sua disposição e seu humor, resolveu transformar a alimentação também.
Mateus Ferraz Carvalho, antes com 103 kg, e atualmente, com 70 kg: emagrecimento provocou mudança física e psicológica (Foto: Mateus Carvalho/Arquivo pessoal)

"Fui vendo as reações no meu corpo, descobrindo músculos que eu nem sabia que tinha, até minha mente ficou melhor", conta. Mateus não foi ao nutricionista, mas começou a pesquisar sobre alimentação por conta própria e passou a se inspirar em pessoas que promovem hábitos saudáveis nas redes sociais. Hoje, dois anos depois da mudança, está 33 kg mais magro, mantendo-se com 70 kg.

Ele conta que, apesar de nunca ter sido magro, a obesidade veio durante a faculdade, quando saiu da casa dos pais e começou a exagerar nas besteiras. "Não tinha horário para comer, comia muita massa, fritura, não tomava água, não comia frutas. Só comia fora ou alimentos industrializados como hamburguer e nuggets. Se quisesse comer feijão, comprava enlatado." Se tinha refrigerante em casa, chegava a tomar 3 litros em um dia só.
Quando decidiu fazer uma reeducação alimentar, a mudança foi radical. "Foi de repente. No começo não foi fácil porque o organismo está intoxicado, depende daquilo e sente muita falta. A primeira coisa que tive que emagrecer foi minha mente e por na minha cabeça o que eu queria. Foi isso que me deu base para mudar radicalmente."
Mateus achou que fosse passar fome, mas não foi bem assim. Alimentando-se de três em três horas, conseguiu manter-se satisfeito durante todo o dia.
Ele descreve sua alimentação diária como uma pirâmide invertida: começa bem farta e vai diminuindo ao longo do dia. Como mineiro, não dispensa o café preto de manhã e completa seu café da manhã com pão integral e queijo branco. No meio da manhã, come uma fruta.
No cardápio do almoço, arroz integral, carne branca, ovo e muita salada. À tarde, come mais frutas e, à noite, peito de frango. Fritura, refrigerante e lanches foram eliminados.
Uma das coisas que facilitou a adoção da nova dieta foi o fato de ter voltado a viver com a família: sua mãe adaptou as receitas. A família, segundo ele, o apoiou desde o começo. "Eles estavam preocupados comigo. Perguntavam se eu não estava comendo demais, se eu não tinha vontade de emagrecer", diz.

saiba mais
Jovem supera câncer, emagrece e ganha título de mister
Veja outras histórias de pessoas que perderam peso e ganharam saúde
Na academia, concentrou-se nas atividades aeróbicas no primeiro ano e, atualmente, faz musculação com o objetivo de ganhar massa magra.
Além da melhora da saúde, a perda de peso também teve um impacto psicológico. "Consigo me portar melhor, perdi um pouco da timidez, antigamente tinha mais medo de me expor. Mais do que isso, mudou o meu jeito de enxergar a vida. Não mudei só por fora, mas por dentro também. É como se hoje existisse um outro Mateus, mais seguro, que se 
A mudança não passou despercebida. Vivendo em Conceição do Ouro Verde, no sul de Minas Gerais, cidade pequena de 3 mil habitantes, as pessoas perguntavam se estava tomando remédio ou se tinha fieot cirurgia. "Tive amigos que me viram depois de dois anos e não me reconheceram." 

COLUNISTA

PAULO PAIVA

COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA









Destaque

MEC lança Diploma Digital para combater falsificação e diminuir tempo de espera

Expectativa do órgão é de que a partir de 2022 as instituições não emitam mais o diploma físico; economia prevista é de R$ 48 milhões por ano

10/12/2019   17:48:03

Ler Matéria

Os 10 Benefícios da Laranja Para Saúde

Os 10 Benefícios da Laranja Para Saúde

11/06/2017   20:10:56

Ler Matéria

10 benefícios de beber água com limão morna de manhã

10 benefícios de beber água com limão morna de manhã

11/06/2017   20:06:25

Ler Matéria

10 Benefícios do Limão para sua Saúde!

10 Benefícios do Limão para sua Saúde!

11/06/2017   20:03:07

Ler Matéria

Mágicas na Cozinha: como cortar tomates-cerejas em cinco segundos

Mágicas na Cozinha: como cortar tomates-cerejas em cinco segundos

11/06/2017   19:57:54

Ler Matéria

Suco antiestresse ou diurético? 7 receitas para o que você mais precisa...

Suco antiestresse ou diurético?

11/06/2017   19:54:53

Ler Matéria

10 TRUQUES QUE VÃO FACILITAR O SEU DIA A DIA NA COZINHA

Dicas para descascar cebola, alho e batata, para substituir ovos nas receitas e muito mais

27/01/2017   05:29:00

Ler Matéria

Atleta amador precisa de suplemento?

Alimentação balanceada pode resolver

27/01/2017   05:22:43

Ler Matéria



 
   
Cadastre seu e-mail e receba novidades e promoções da Jovem Rio!






  
Copyright © 1998/2015 Todos os direitos reservados!