Espalhe por aí                  Visitas: 608


09/01/2016 às 20:21:52
Truques emergenciais para pele e cabelo no verão

MODA E BELEZA
créditos: UOL

O problema é que a temporada de calor prejudica a pele e o cabelo por causa da exposição ao sol, mar e piscina. E isso pode se tornar um drama.

“A radiação solar é a maior responsável pelos danos causados no verão. Além de possibilitar queimaduras e manchas, acelera o envelhecimento cutâneo, desidrata e aumenta o risco de desenvolver câncer de pele no futuro”, diz a dermatologista Vivien Yamada.

“As idas à praia e piscina podem deixar as madeixas ressecadas e desbotadas se a mulher não tomar os cuidados necessários”, adiciona o cabeleireiro Felipe Crispim.

Abaixo, listamos os probleminhas mais comuns enfrentados na temporada de calor e os truques emergenciais para resolvê-los.

Mas lembre-se que as dicas mais importantes, que servem tanto para os fios quanto para a pele, ainda são usar e abusar do filtro solar, evitar a exposição solar direta e prolongada (principalmente das 10 às 16 horas) e utilizar proteção física, como chapéus e vestimentas que contenham proteção UV.

Pele mais oleosa

A dermatologista Vivien Yamada explica que a pele pode parecer mais oleosa por causa do aumento de atividade de glândulas que, no calor, nos deixam com o aspecto mais "melado", além do uso de filtros solares, que também agravam a situação.

Prefira filtros solares livres de óleo e aposte no uso de sabonetes e sérum com ativos que trabalham a oleosidade, como LHA, zetesol, ácido salicílico e PCA zinco.

Pele ressecada

Já a pele ressecada decorre de uma somatória de fatores, como desidratação corpórea por deficiência de ingestão de líquidos, exposição solar intensa ou crônica, uso excessivo de sabonete (ou produtos que retiram a oleosidade natural da pele) e fatores genéticos. Nessa hora, a melhor coisa a se fazer é usar hidratantes específicos para o problema.

O maquiador Lu Ramos indica o uso de esfoliantes, desde que não sejam muito agressivos, para melhorar o aspecto da região e uniformizá-la.

Pele com vermelhidão do sol

Hidrate muito a área, tanto via oral (com a ingestão de líquidos) quanto local (com o uso de loções e cremes). Dependendo da intensidade/ gravidade, procure um especialista para a prescrição de medicamentos que acelerem o processo de cicatrização da queimadura e que evitem o aparecimento futuro de manchas.

Lu Ramos indica o uso de água termal para hidratar e aliviar as dores. “Na sequência, pode usar um produto corretivo leve para cobrir a vermelhidão”, diz.

Pele descamando

Mais uma vez, a grande aliada aqui é a hidratação adequada ao seu tipo de pele. “E não arranque as casquinhas, pois isso pode formar feridas”, alerta Vivien. Entre os ativos hidratantes recomendados estão alantoína, calmaline e aloe vera.

Nesse momento, um BB cream pode ser um grande aliado para uniformizar a pele sensibilizada pela descamação.

Cabelo ressecado

Para não detonar os fios com a exposição ao sol, cloro e sal, o cabeleireiro Felipe Crispim recomenda o uso de xampu e máscara específicos para cabelo ressecado pela estação. Prevenções como essa podem evitar que as madeixas fiquem frágeis e quebradiças ao longo da temporada.

“Minha dica é molhar todo o cabelo com uma garrafinha de água filtrada, passar leave-in para criar uma película e só depois entrar no mar ou na piscina. Dessa maneira, os fios não vão absorver a água do mar ou da piscina. O cabelo é como uma esponja: quando está cheio de algum componente, não consegue absorver outro”, diz ele.

Fios desbotados

Uma das regras fundamentais é usar leave-in com proteção solar durante a exposição ao sol, aplicando novamente 5 minutos antes de entrar no mar ou na piscina e, ao sair, não esquecer de enxaguar com água doce e reaplicá-lo.

Caso a coloração esteja muito prejudicada, a melhor saída, segundo Felipe Crispim, é procurar um profissional especializado para não acabar estragando a cor ainda mais.

Fios esverdeados

“Tome cuidado com as dicas e truques da internet pois, muitas vezes, podem só piorar o tom esverdeado causado pelo contato dos fios loiros com o cloro. Um truque que muitas vezes resolve bem é usar um xampu adstringente por, pelo menos, quatro lavagens com aplicação de máscara hidratante”, sugere o cabeleireiro.

COLUNISTA

PAULO PAIVA

COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA









Destaque

MEC lança Diploma Digital para combater falsificação e diminuir tempo de espera

Expectativa do órgão é de que a partir de 2022 as instituições não emitam mais o diploma físico; economia prevista é de R$ 48 milhões por ano

10/12/2019   17:48:03

Ler Matéria

Os 10 Benefícios da Laranja Para Saúde

Os 10 Benefícios da Laranja Para Saúde

11/06/2017   20:10:56

Ler Matéria

10 benefícios de beber água com limão morna de manhã

10 benefícios de beber água com limão morna de manhã

11/06/2017   20:06:25

Ler Matéria

10 Benefícios do Limão para sua Saúde!

10 Benefícios do Limão para sua Saúde!

11/06/2017   20:03:07

Ler Matéria

Mágicas na Cozinha: como cortar tomates-cerejas em cinco segundos

Mágicas na Cozinha: como cortar tomates-cerejas em cinco segundos

11/06/2017   19:57:54

Ler Matéria

Suco antiestresse ou diurético? 7 receitas para o que você mais precisa...

Suco antiestresse ou diurético?

11/06/2017   19:54:53

Ler Matéria

10 TRUQUES QUE VÃO FACILITAR O SEU DIA A DIA NA COZINHA

Dicas para descascar cebola, alho e batata, para substituir ovos nas receitas e muito mais

27/01/2017   05:29:00

Ler Matéria

Atleta amador precisa de suplemento?

Alimentação balanceada pode resolver

27/01/2017   05:22:43

Ler Matéria



 
   
Cadastre seu e-mail e receba novidades e promoções da Jovem Rio!






  
Copyright © 1998/2015 Todos os direitos reservados!