Espalhe por aí                  Visitas: 694


09/01/2016 às 20:26:02
Você não sabia que estava grávida

Pintou o cabelo? Bebeu e fumou muito? Fez exame de raio X? Essas são situações perigosas para o feto, mas você não precisa entrar em pânico
créditos: UOL

A mais comum delas é pintar o cabelo. Mas existem outras, como beber e fumar em excesso e fazer exames de raio X, que podem acontecer. Você não deve entrar em pânico se passou por alguma situação dessas, mas é bom se informar com seu médico e conhecer os riscos que seu bebê correu.

Três mulheres contam o que aconteceu com elas e a ginecologista Venina Barros, do Hospital das Clínicas de São Paulo, explica quais poderiam ser as consequências para o feto em desenvolvimento.

Muitos exames para descobrir a dor

“Sentia muita dor de estômago e imaginei que estava com gastrite, por isso fui me consultar com um médico. Fiz diversos exames e nada detectava o que eu tinha. Um deles foi o raio X de estômago para verificar se havia algum tumor. Para controlar as dores, tomei vários remédios. Depois de muita peregrinação, passei em um novo médico e só lá veio a desconfiança da gravidez. Fiz o exame de sangue e descobri que estava grávida de três meses já. O baque foi tão grande que nem me lembrei do raio X. Quando cheguei ao sétimo mês de gestação é que me dei conta do risco que o bebê tinha corrido, ficava preocupada se ele era normal. Mas no fim deu tudo certo”, conta Natalia Piassentini, empresária, 30 anos, mãe da Valentina, 13 anos

O que a Medicina diz: o raio X, principalmente na região abdominal, é muito perigoso para o bebê. É que a radiação é muita alta e chega ao feto, podendo levá-lo ao óbito. “O exame é mais perigoso nos primeiros três meses”, comenta Venina Barros. Caso a realização seja necessária, é preciso consultar uma tabela internacional com o grau de radiação. Só doses muito baixas e em regiões afastadas do abdome devem ser permitidos.
 

Visitas constantes ao cabeleireiro

“Sempre pintei o cabelo. Faço o procedimento a cada 45 dias, no máximo. E como isso era uma rotina quando engravidei do meu primeiro filho, provavelmente, tinha tingido o cabelo há pouco tempo. Quando descobri que estava grávida conversei com o meu médico, mas nunca foi uma situação de estresse. Até o fim da gestação continuei pintando o cabelo, mas no lugar de tinta passei a usar tonalizante”, lembra Daniela Sayão, administradora de empresas, 38 anos, mãe da Nina, 5 anos, da Manuela, 3, e do Luiz Felipe, 1.

O que a Medicina diz: o uso de tintura de cabelo ainda é muito controverso. Há médicos que proíbem o uso e outros que permitem após a 12ª semana de gestação. A suspeita é que cause malformação no bebê. “Por segurança, porém, o mais recomendado é evitar as tinturas químicas e principalmente alisamentos à base de formol durante os nove meses”, recomenda a médica. Até as mechas feitas longe da raiz devem ser abolidas. A saída é optar por tonalizantes ou hena, que são procedimentos mais leves.
 

Empolgação de fim de ano

“Era festa de fim de ano na empresa em que trabalhava e, naquela noite, junto com os amigos, eu bebi e fumei muito. Eu já fumava cerca de um maço a cada dois dias. Mas na empolgação e com bebida à vontade, foi um maço inteiro durante as horas em que a festa durou. Não me lembro de chegar a ficar bêbada, mas as pessoas que me acompanharam contaram que eu bebi muito mesmo. Foi muita farra até às cinco da manhã. Nem me passou pela cabeça que eu poderia estar grávida. Eu havia casado há três meses e estava com planos de morar fora do país, mas poucas semanas depois da festa descobri que esperava minha primeira filha. Na hora fiquei muito empolgada, nem me lembrei daquela noite de farra. Eu não tinha a mínima noção de que poderia fazer algum mal. Meu choque de consciência veio depois de dois anos, quando mergulhei na maternidade e passei a ler muito sobre o assunto. Lamentei, me culpei, chorei e depois me perdoei”, revela Patricia Silva*, 41 anos, mãe de duas meninas, de 11 anos e de 3 anos

O que a Medicina diz: o álcool chega ao feto por meio da placenta e é absorvido rapidamente, ocasionando malformações que causam problemas neurológicos, cardíacos e faciais no bebê. Há, ainda, possibilidade de alterações no comportamento da criança ao longo da vida. Por isso, a Sociedade de Pediatria de São Paulo, com apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria, lançou a campanha #gravidezsemálcool contra a SAF (Síndrome Alcoólica Fetal). “Como não é possível mensurar a quantidade de ingestão segura, a orientação é zerar o consumo. Já o cigarro é outro inimigo”, observa Venina. Ele chega ao útero pela corrente sanguínea e causa alterações na placenta. As consequências podem ser desde baixo peso ao nascer ou parto prematuro até diminuição do cérebro.

COLUNISTA

PAULO PAIVA

COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA









Destaque

MEC lança Diploma Digital para combater falsificação e diminuir tempo de espera

Expectativa do órgão é de que a partir de 2022 as instituições não emitam mais o diploma físico; economia prevista é de R$ 48 milhões por ano

10/12/2019   17:48:03

Ler Matéria

Os 10 Benefícios da Laranja Para Saúde

Os 10 Benefícios da Laranja Para Saúde

11/06/2017   20:10:56

Ler Matéria

10 benefícios de beber água com limão morna de manhã

10 benefícios de beber água com limão morna de manhã

11/06/2017   20:06:25

Ler Matéria

10 Benefícios do Limão para sua Saúde!

10 Benefícios do Limão para sua Saúde!

11/06/2017   20:03:07

Ler Matéria

Mágicas na Cozinha: como cortar tomates-cerejas em cinco segundos

Mágicas na Cozinha: como cortar tomates-cerejas em cinco segundos

11/06/2017   19:57:54

Ler Matéria

Suco antiestresse ou diurético? 7 receitas para o que você mais precisa...

Suco antiestresse ou diurético?

11/06/2017   19:54:53

Ler Matéria

10 TRUQUES QUE VÃO FACILITAR O SEU DIA A DIA NA COZINHA

Dicas para descascar cebola, alho e batata, para substituir ovos nas receitas e muito mais

27/01/2017   05:29:00

Ler Matéria

Atleta amador precisa de suplemento?

Alimentação balanceada pode resolver

27/01/2017   05:22:43

Ler Matéria



 
   
Cadastre seu e-mail e receba novidades e promoções da Jovem Rio!






  
Copyright © 1998/2015 Todos os direitos reservados!