Espalhe por aí                  Visitas: 541


30/04/2016 às 18:21:48
Overdose de exames

Overdose de exames pode ser danosa para pacientes clínicos
créditos: o tempo

Doenças mais corriqueiras, como a hipertensão e o colesterol alto, também são alvo do excesso de zelo. “Se o paciente está saudável, se não tem mais nenhuma doença associada – como obesidade, diabetes etc –, o tratamento é dispensável”, garante.

Entusiasta da campanha “Choosing Wisely” (escolhendo com sabedoria), iniciada nos EUA em 2012, André Volschan, coordenador do Centro de Estudos do Hospital Pró-Cardíaco, no Rio, afirma que procedimentos só se justificam se puderem aumentar a expectativa ou a qualidade de vida do paciente. “A cada mulher salva da morte por câncer de mama, muitas outras sofrem biópsias invasivas.”

Nos laboratórios, o excesso de exames também é um problema. Além de sobrecarregar o sistema, principalmente da rede pública, e tornar os resultados menos ágeis para os pacientes que realmente têm uma doença, as baterias de testes também podem impactar a saúde do paciente.

“Quando a pessoa está internada, são requisitados hemogramas todos os dias. Ao fim do período da internação, se formos contabilizar o total de material retirado, pode corresponder a até 10% do total de sangue do paciente”, alerta o patologista Leonardo de Souza Vasconcellos, professor da Faculdade de Medicina da UFMG e coordenador do programa de residência em patologia clínica do Hospital das Clínicas. Nos casos dos exames de imagem é ainda pior, pois o paciente é exposto a uma radiação que se acumula no organismo desnecessariamente.

Contraponto

Polêmica. A questão está longe de ser consenso entre os médicos. Para a Sociedade Brasileira de Patologia, em entrevista à BBC, deve-se trabalhar com o máximo possível de prevenção.

Professor levanta razões para o problema

Para o médico e professor de patologia clínica da UFMG Leonardo de Souza Vasconcellos, algumas hipóteses podem explicar a banalização dos exames. Em primeiro lugar, segundo ele, o avanço da tecnologia facilitou o acesso aos testes laboratoriais e de imagem.

Outra explicação tem a ver com a formação dos médicos atuais. “Será que esses estudantes de medicina não estão aprendendo a supervalorizar os exames complementares, em detrimento do exame físico do paciente?”, questiona ele. E ainda há um outro problema: com tempos de consulta cada vez mais curtos, fica difícil o médico fazer uma anamnese completa do paciente. Aí entram os exames, para responder a perguntas que o médico não fez. Por fim, há uma preocupação legal do profissional. “Muitas vezes, ele pede os exames para se resguardar de um possível processo”, afirma o professor, que ressalta: “Os exames estão aí para serem usados, mas com critérios”.
 

COLUNISTA

PAULO PAIVA

COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA









Destaque

Os 10 Benefícios da Laranja Para Saúde

Os 10 Benefícios da Laranja Para Saúde

11/06/2017   20:10:56

Ler Matéria

10 benefícios de beber água com limão morna de manhã

10 benefícios de beber água com limão morna de manhã

11/06/2017   20:06:25

Ler Matéria

10 Benefícios do Limão para sua Saúde!

10 Benefícios do Limão para sua Saúde!

11/06/2017   20:03:07

Ler Matéria

Mágicas na Cozinha: como cortar tomates-cerejas em cinco segundos

Mágicas na Cozinha: como cortar tomates-cerejas em cinco segundos

11/06/2017   19:57:54

Ler Matéria

Suco antiestresse ou diurético? 7 receitas para o que você mais precisa...

Suco antiestresse ou diurético?

11/06/2017   19:54:53

Ler Matéria

10 TRUQUES QUE VÃO FACILITAR O SEU DIA A DIA NA COZINHA

Dicas para descascar cebola, alho e batata, para substituir ovos nas receitas e muito mais

27/01/2017   05:29:00

Ler Matéria

Atleta amador precisa de suplemento?

Alimentação balanceada pode resolver

27/01/2017   05:22:43

Ler Matéria

Dieta, genética,

Abdômen de ginasta: os exercícios para ter uma barriga “sequinha”

27/01/2017   05:19:52

Ler Matéria



 
   
Cadastre seu e-mail e receba novidades e promoções da Jovem Rio!






  
Copyright © 1998/2015 Todos os direitos reservados!