Espalhe por aí                  Visitas: 256


16/08/2016 às 19:33:44
Pomadas feitas de urucum cicatrizam feridas de diabéticos

INOVAÇÃO
créditos: o tempo

O comprometimento da circulação sanguínea em pessoas diabéticas muitas vezes leva ao chamado “pé diabético”. O problema pode até resultar em amputações de dedos. Mas uma nova pesquisa realizada em Minas Gerais tem potencial para mudar esse quadro.

Um grupo de pesquisadores ligados à Universidade Federal de Viçosa (UFV) desenvolveu e está lançando uma linha de dermocosméticos à base de extrato de sementes de urucum, que tem um alto poder de cicatrização. A linha, até o momento, é composta por quatro pomadas, cada uma com uma indicação de uso.

“Nós temos o New Derm, para o tratamento de escaras (feridas causadas pelo atrito em pacientes acamados ou cadeirantes). Ele também é indicado para as lesões causadas pela psoríase e para dermatites, inclusive em crianças. Outro é o Dermaliv, indicado para pacientes de grandes queimaduras. Ele tem um grande poder analgésico e impede a formação de novas bolhas na queimadura. Temos também o Golden Age, que foi desenvolvido para ser utilizado por pessoas da terceira idade, que vão ficando com a pele muito fina, e que qualquer atrito criam uma ferida de difícil cicatrização. E, por fim, temos o Milutus Derm, indicado para lesões de difícil cicatrização, incluindo as de diabéticos”, explica Péricles Fernandes, diretor de produção da empresa ProfitusO poder cicatrizante do urucum começou a ser estudado pelo grupo de pesquisadores há 17 anos, e a descoberta dessa propriedade foi um acidente científico.

“O Aloísio José dos Reis, que é o criador da empresa, era mecânico, mas trabalhava com outras coisas também. Em uma ocasião, ele estava com um machucado na mão e pegou um trabalho em que precisava manipular o extrato de urucum. Ele notou que seu machucado cicatrizou muito mais rápido do que normalmente. Curioso, começou a investigar o que havia causado essa cicatrização acelerada, descobriu que havia sido o urucum e, junto com o professor Paulo César Stringheta, iniciou as pesquisas de como transformar isso em produtos”, conta Fernandes.

As pomadas feitas do urucum tiveram resultados similares aos medicamentos à base de corticoides usados para auxiliar na cicatrização, mas com vantagens. Além de não haver contra-indicação para o uso das pomadas, o urucum também não tem restrição quanto ao tempo de duração do tratamento – ao contrário do corticoide, que não pode ser usado por tempo prolongado.

Serviço

Onde comprar. As pomadas já estão sendo vendidas em farmácias na Zona da Mata e pelo site www.profitus.com.br. No site, a média de preços de cada uma delas é em torno de R$ 45.

PROJETOS
Antiacne e hidratante estão na fila
A pesquisa que se iniciou 17 anos atrás só está rendendo seus primeiros frutos agora por conta das dificuldades que os pesquisadores tiveram para financiar seus estudos. Mas, agora que o pontapé inicial está dado, a Profitus, empresa dona das patentes das fórmulas e uma das atendidas pela incubadora de empresas da Universidade Federal de Viçosa, já prepara outros produtos à base de urucum.

“O próximo a ser lançado será uma loção hidratante corporal que proporciona a cicatrização de microlesões na pele, prevenindo a formação de lesões maiores. Também estamos preparando um antiacne. Esses dois produtos devem ser lançados ainda neste ano”, garante Péricles Fernandes, diretor de produção da empresa. Eles também planejam o lançamento de xampu anticaspa e outros produtos.

Além disso, as pesquisas continuam. “No Hospital Monte Sinai, de Juiz de Fora, estamos fazendo pesquisas para a geração de artigos acadêmicos sobre o extrato de urucum”, conta Fernandes. (RS)

, desenvolvedora da pesquisa e dos produtos. 

COLUNISTA

PAULO PAIVA

COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA









Destaque

10 TRUQUES QUE VÃO FACILITAR O SEU DIA A DIA NA COZINHA

Dicas para descascar cebola, alho e batata, para substituir ovos nas receitas e muito mais

27/01/2017   05:29:00

Ler Matéria

Atleta amador precisa de suplemento?

Alimentação balanceada pode resolver

27/01/2017   05:22:43

Ler Matéria

Dieta, genética,

Abdômen de ginasta: os exercícios para ter uma barriga “sequinha”

27/01/2017   05:19:52

Ler Matéria

ELEIÇÕES

RIO POMBA

03/10/2016   05:07:56

Ler Matéria

BENEFÍCIOS DA COUVE

BENEFÍCIOS DA COUVE

30/08/2016   20:16:38

Ler Matéria

3 ERVAS ALIADAS DA SAÚDE

3 ERVAS ALIADAS DA SAÚDE

30/08/2016   20:13:38

Ler Matéria

IMPORTÂNCIA DE CULTIVAR

Saiba mais sobre a importância de cultivar plantas em casa para ajudar aliviar o estresse

30/08/2016   20:11:30

Ler Matéria

BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO PARA A SAÚDE

BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO PARA A SAÚDE

30/08/2016   20:06:58

Ler Matéria



 
   
Cadastre seu e-mail e receba novidades e promoções da Jovem Rio!






  
Copyright © 1998/2015 Todos os direitos reservados!