Espalhe por aí                  Visitas: 622


28/03/2015 às 14:50:31
Roberto Carlos faz show hoje em BH

Show realizado no Minas Tênis Clube,
créditos: UAI

Em sua nova turnê pelo estado – com shows em Governador Valadares, Ipatinga, Montes Claros, Divinópolis e Belo Horizonte, onde canta hoje à noite, no Mineirinho –, Roberto Carlos cativa uma legião de fãs mineiros. Essa história, aliás, vem de longe. O empresário Carlos Alberto de Deus jamais se esqueceu do dia 4 de junho de 1969. Naquela noite, mais de 3 mil pessoas se espremeram no ginásio do Minas Tênis Clube, em Lourdes, para ver o líder da Jovem Guarda e sua famosa banda RC-7.

“Foi a primeira nota contratual que tive com Marcos Lázaro (1925-2003), o empresário de Roberto que eu representava em Minas Gerais”, recorda Carlos Alberto, que se tornou amigo do cantor. Anteriormente, o Rei fizera outras apresentações em BH, especialmente na TV Itacolomi, onde Dirceu Pereira comandava o programa Brasa 4. O apresentador, já falecido, foi um dos responsáveis pela introdução na cidade do rock e de outros ritmos que fizeram a cabeça dos jovens na década de 1960. Fãs foram ao delírio em 1968, no Minas Tênis Clube, quando o artista se apresentou na festa de aniversário da emissora, que pertencia aos Diários Associados.

Relembre momentos marcantes do rei em fotos de arquivo do Estado de Minas

Em 1969, o público vibrou, no ginásio do Minas, quando o Rei subiu ao palco com sua “corte”, formada por Antonio Wanderley (teclado), Gato (guitarra), Bruno (baixo) e Dedé (bateria), além do recém-contratado naipe de sopros: Raul de Souza (que se tornaria um dos trombonistas mais aclamados do Brasil), Ernesto Neto (sax) e Maguinho (trompete). A amizade do empresário mineiro com o artista foi se estabelecendo de tal maneira que Dudu, filho de Roberto, dormia na casa de Carlos Alberto quando o pai fazia shows por aqui.

SAIBA MAIS...
Roberto Carlos: momentos históricosVeja mais fotos
Roberto Carlos: momentos históricos
Dono de público cativo, Roberto Carlos movimenta mercado que não se restringe à música
Roberto Carlos segue sem 'mudar', enquanto Robert Plant se reinventa
Roberto Carlos diz que briga com Tim Maia em filme é mentira: ''falta de ética''
Quando Marcos Lázaro foi substituído pelo empresário Dody Sirena, Carlos Alberto passou a produzir apenas shows fechados do artista no estado, geralmente contratados por empresas. Antes disso, teve a oportunidade de inaugurar o Ginásio do Mineirinho, na década de 1980, com uma apresentação do cantor.

Há cerca de 15 anos, Lúcio Oliveira, da Art Bhz, produz as apresentações de Roberto no estado. Para se ter ideia da estrutura para levar o artista ao interior, ele montou verdadeiros teatros em quatro cidades. “A tenda de 600 metros quadrados tem capacidade para 3 mil pessoas sentadas”, explica. A pré-produção dos shows em Governador Valadares, Ipatinga, Montes Claros e Divinópolis demandou 15 dias em cada um desses locais. O empresário garante: tudo em torno do Rei é espetacular e prodigioso. “Roberto está sempre batendo recordes”, afirma, salientando que ele vai cantar para 18 mil pessoas hoje à noite, no Mineirinho.

MULTIDÃO
Carlos Alberto de Deus conta que já levou 30 mil pessoas ao Mineirinho para ver Roberto. “Naquela época, não havia fiscalização rígida do Corpo de Bombeiros como agora”, diz. O empresário revela que chegou a ganhar R$ 600 mil em uma única noite com o Rei – quantia, à época, maior do que o cachê do próprio artista.

Empolgação à parte, fato é que Carlos Alberto organizou eventos sociais memoráveis com o Rei em BH. “Além de um show beneficente no Minas Tênis. Com a verba, o Hospital Mário Penna começou a construir o Hospital Luxemburgo, fizemos uma apresentação com renda destinada ao Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas). Esse dinheiro foi usado no atendimento às vítimas de uma das terríveis enchentes que atingiram a capital”, conta. Ele se refere a tragédias que ocorriam frequentemente na capital na década de 1980.

PALÁCIO
Carlos Alberto lembra uma passagem curiosa ocorrida em BH em plena ditadura militar. Certa vez, Roberto Carlos foi convidado para um almoço “em palácio” com o então vice-presidente da República Aureliano Chaves, o governador Francelino Pereira, e Maurício Campos, prefeito da capital. Não foi. “Como em Brasília, onde havia se apresentado antes, ele não pode atender ao convite do presidente João Baptista Figueiredo, Roberto considerou deselegante aceitar o do Palácio dos Mangabeiras”, explica o produtor.

Carlos Alberto de Deus empresariou shows do Rei em Juiz de Fora, Ubá, Ponte Nova, Ipatinga e Coronel Fabriciano, entre outras cidades mineiras. A intimidade chegou a tal ponto que, na época em que trabalharam juntos, os dois trocavam telefonemas altas horas da noite e costumavam passear de carro nas madrugadas. “Roberto era mais feliz naquele tempo”, acredita o produtor.

Lúcio Oliveira, da Art Bhz, destaca a antiga – e intensa – ligação de Roberto Carlos com os mineiros. “Quinta-feira, em Divinópolis, foi um fenômeno. Afinal, tratava-se de um show aguardado pela cidade há mais de 20 anos. Imagine o grau de emoção que tomou conta dos fãs”, destaca.

Década de 1960
Roberto Carlos, Erasmo Carlos e a mineira Wanderléa conquistam o país com a Jovem Guarda

Década de 1970
Na era pós-Jovem Guarda, Roberto Carlos se torna ícone da canção romântica brasileira

Década de 1980
Sem perder a verve romântica, o Rei abraça a ecologia. Grava a canção 'As baleias'

Década de 1990
Astro brasileiro e latino-americano, Roberto Carlos se dedica a letras de conteúdo religioso

Década de 2000
Depois da morte da mulher, Maria Rita, cantor opta por uma longa reclusão. Em 2000, lança um disco em homenagem a ela

2014
Apostando na carreira internacional, o Rei canta em Las Vegas. DVD gravado no MGM Grand Garden teve investimento de US$ 10 milhões

COLUNISTA

Paulo Paiva

COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA









Música

A Dupla Thaeme & Thiago Publicou em Seu Site Oficial Show na Cidade Rio Pomba MG

Venha conferir todas as informações da Dupla no Site da Rádio Jovem Rio FM

18/03/2016   08:48:50

Ler Matéria

Katy Perry vai até o chão, canta Madonna e encerra Rock In Rio cheia de cores

Diva pop usa seis figurinos durante o show, chama uma fã ao Palco Mundo e tem aulas de português

28/09/2015   06:49:29

Ler Matéria

Don't stop me now', do Queen, é a melhor música para 'se sentir bem'

Pesquisa foi feita com 2 mil adultos do Reino Unido, diz site. 'Dancing Queen', 'Good Vibrations', e 'Uptown Girl' aparecem na lista.

23/09/2015   10:07:15

Ler Matéria

Ranking revela canções de Gonzaguinha mais tocadas nos últimos anos

Lista feita pelo Ecad homenageia os 70 anos do artista, comemorado nesta terça-feira, 22 de setembro

22/09/2015   05:23:01

Ler Matéria

Lucas Lucco e Dennis DJ lançam a música 'Se produz' ouça!

Artistas se conheceram há três meses e decidiram montar a parceria. Canção é considerada um funknejo, mistura de funk com sertanejo.

22/09/2015   02:41:12

Ler Matéria

De body decotado e cavado, Jennifer Lopez rebola e mostra corpão em show

Aos 46 anos, cantora se apresentou em Las Vegas, na noite de sábado (19)

20/09/2015   10:46:35

Ler Matéria

Rod Stewart e Elton John levam pop de veteranos ao 3º dia de Rock in Rio

ngleses de 70 e 68 anos vão ser atrações principais neste domingo (20). Seal e Paralamas completam Palco Mundo; Sunset tem John Legend.

20/09/2015   10:39:01

Ler Matéria

Shows de Rihanna e Queen no Rock in Rio são os mais Comentados na Web

Para a medição, foram analisadas 114 mil menções ao festival e aos artistas no Instagram e no Twitter, desde o dia 1º deste mês até esta quarta

18/09/2015   08:52:34

Ler Matéria



 
   
Cadastre seu e-mail e receba novidades e promoções da Jovem Rio!






  
Copyright © 1998/2015 Todos os direitos reservados!