Espalhe por aí                  Visitas: 641


30/03/2015 às 19:36:30
Os 10 erros mais comuns cometidos no primeiro emprego

Os 10 erros mais comuns cometidos no primeiro emprego
créditos: oul

O primeiro emprego é sempre algo marcante na vida da gente. Tem toda a ansiedade para fazer as tarefas do jeito certo, enturmar-se com os colegas de trabalho, entender bem a cultura da empresa e, obviamente, visar o crescimento a longo prazo.

A experiência no exercício da função vem com o tempo, mas alguns erros muitos comuns relacionados à etiqueta empresarial podem ser fatais na carreira. Perder um grande emprego em função de deslizes no dia a dia é duro, não é? Principalmente no momento de crise que o país vem enfrentando.

Você também pode gostar:
5 passos para começar a carreira do jeito certo
Má conduta na vida pessoal pode atrapalhar a carreira?
O que estou fazendo com a minha carreira?

Para falar sobre os erros que são muito comuns entre pessoas que estão começando a dar os primeiros passos na vida profissional, conversamos com Elisabete Oliveira, professora da IBE-FGV e consultora em Recursos Humanos, Liderança e Coaching Executivo.

Brincadeiras

É preciso redobrar a atenção na hora de brincar entre os colegas. “Existe uma diferença muito grande entre ter bom humor e fazer brincadeirinhas. É preciso ter atenção para não soltar piadinhas machistas, brincadeiras de mau gosto ou comentários desnecessários em tom jocosos”, salienta a especialista.

A disponibilidade

Pessoas novatas costumam adotar uma postura de se colocarem à disposição para várias tarefas ao mesmo tempo, aquela mania de querer “abraçar o mundo”. Este tiro pode sair pela culatra, principalmente porque há um risco grande de que você não tenha ainda segurança para obedecer todos os prazos e entender o tempo que precisa para realizar suas tarefas com eficiência.

“Entregar trabalhos com atrasos é algo muito ruim para a imagem do profissional, a pontualidade não tem só a ver com a chegada no escritório no horário certo, é preciso obedecer prazos. Tentar agradar demais sem a certeza de que poderá cumprir com tudo pode ser muito prejudicial para a pessoa”, reforça.

Posicionamento

No ambiente de trabalho é importante se expor. Dizemos isso no bom sentido, de não ter medo de dividir ideias, opinar, questionar. A especialista reforça que isso é importante para que as pessoas saibam que você tem atitude. “Não adianta somente acatar ordens sem questionar nada, não é porque a pessoa não tem experiência que ela não deva expor aquilo que pensa”.

Amizades

Este é um ponto que costuma pegar muita gente, especialmente entre pessoas mais jovens. É possível que você trabalhe com pessoas com as quais já tem uma amizade ou mesmo que crie relações muito amigáveis no ambiente de trabalho, mas é preciso saber separar as coisas na hora de lidar com as questões profissionais. “É importante observar os limites, se o amigo precisar fazer uma cobrança é preciso lidar com isso de um modo profissional, é uma armadilha em que muitas pessoas caem”, destaca.

Vestimenta

Observe bem o local de trabalho e perceba qual é a conduta em relação a vestimentas. Existe toda uma etiqueta dentro das empresas, sendo que algumas permitem roupas mais informais, enquanto outras são mais tradicionais. Observe os colegas e acompanhe o padrão de roupas que adotado naquele ambiente.

Modo de expressar-se

A forma como conversamos em casa não é a mesma que devemos usar no ambiente profissional. A frase é óbvia, mas muitas vezes as pessoas cometem deslizes sem nem perceberem. “Uso de gírias, as vezes algumas palavras de baixo calão, as vezes os jovens se expressam como fariam em qualquer outro lugar”. O cuidado com a linguagem diz muito sobre a postura de cada um. Policie-se para não deixar a informalidade lhe atrapalhar nas conversas profissionais. 

COLUNISTA

PAULO PAIVA

COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA









Destaque

FGTS vai distribuir parte do lucro de R$ 8,5 bi; veja quem recebe e quando

Quais são as regras para que o trabalhador possa receber o lucro?... - Veja mais em https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/08/11/fgts-ira-distribuir-parte-do-lucro-de-r-85-bi-veja-quem-recebe.htm?cmpid=copiaecola

11/08/2021   14:13:58

Ler Matéria

Rio Pomba registra mais de 150 novos casos de Covid-19 desde o início da Onda Roxa

Desde o início da ‘Onda Roxa’, decretada pelo Governo do Estado no dia 16 de março, Rio Pomba registrou mais de 150 novos casos de Covid-19.

05/04/2021   21:44:37

Ler Matéria

MEC lança Diploma Digital para combater falsificação e diminuir tempo de espera

Expectativa do órgão é de que a partir de 2022 as instituições não emitam mais o diploma físico; economia prevista é de R$ 48 milhões por ano

10/12/2019   17:48:03

Ler Matéria

Os 10 Benefícios da Laranja Para Saúde

Os 10 Benefícios da Laranja Para Saúde

11/06/2017   20:10:56

Ler Matéria

10 benefícios de beber água com limão morna de manhã

10 benefícios de beber água com limão morna de manhã

11/06/2017   20:06:25

Ler Matéria

10 Benefícios do Limão para sua Saúde!

10 Benefícios do Limão para sua Saúde!

11/06/2017   20:03:07

Ler Matéria

Mágicas na Cozinha: como cortar tomates-cerejas em cinco segundos

Mágicas na Cozinha: como cortar tomates-cerejas em cinco segundos

11/06/2017   19:57:54

Ler Matéria

Suco antiestresse ou diurético? 7 receitas para o que você mais precisa...

Suco antiestresse ou diurético?

11/06/2017   19:54:53

Ler Matéria



 
   
Cadastre seu e-mail e receba novidades e promoções da Jovem Rio!






  
Copyright © 1998/2021 Todos os direitos reservados!