ANTÔNIO ANDERSON
Destaques do Campeonato Mineiro com campanhas que surpreenderam até mesmo os três grandes clubes da capital, Tombense e Caldense começam a decidir hoje, às 16h, no estádio Almeidão, em Tombos, quem será o representante do interior do Estado na final da competição. Líder invicta da fase classificatória, a Veterana tem a vantagem de jogar por dois empates ou por uma derrota e uma vitória com mesma diferença de gols para chegar à decisão. Para o Gavião Carcará, que só garantiu sua classificação na última rodada depois de vencer o Cruzeiro, o único resultado que interessa é a vitória.
VEJA TAMBÉM
infografico Tombense x Caldense video Gavião vai sortear eletroeletrônicos Mais
A equipe da Zona da Mata conta com o apoio de sua torcida para vencer o jogo, inverter a vantagem do adversário e, depois, ter um pouco de tranquilidade para buscar a inédita vaga na decisão atuando em Poços de Caldas. Em busca de seu segundo título estadual, já foi campeã em 2002, a Caldense do técnico Léo Condé tem um aproveitamento de 73,3% jogando como visitante nesta edição do Campeonato Mineiro.
Atuando longe de casa, a Veterana empatou com Cruzeiro e América e venceu Democrata-GV, URT e Villa Nova. Para manter a invencibilidade e ampliar a vantagem, a equipe de Poços de Caldas poderá contar com o zagueiro Plínio e com o atacante Luiz Eduardo, que foram poupados contra o Leão do Bonfim, e o volante Serginho e o atacante Zambi, que cumpriram suspensão automática na partida em Nova Lima.
Para o Tombense, que terminou o ano passado com o título da Quarta Divisão nacional, a chance de chegar a uma final de Estadual serviria para superar a decepção de 2013, quando o Gavião Carcará foi eliminado na semifinal do Campeonato Mineiro pelo Atlético.
Retrospecto. E a manutenção do sonho do Tombense de fazer a sua primeira final de Campeonato Mineiro passa por tentar manter o bom aproveitamento diante da torcida. Atuando como mandante, o Gavião Carcará tem um aproveitamento de 55,5%. A equipe venceu o Mamoré, a URT e o Democrata-GV, empatou com o América e perdeu para o Villa Nova e o Atlético.
Para essa partida, o técnico Júnior Lopes poderá contar com o retorno do volante Joilson, que cumpriu suspensão automática contra o Cruzeiro. A dúvida do comandante do Gavião Carcará é se ele volta com o experiente jogador ou mantém Mateus entre os titulares. Júnior Lopes aguarda ainda a recuperação do atacante Daniel Amorim, que faz tratamento de uma lesão no músculo adutor da coxa.
Vale título
Motivação. Além da vaga na decisão do Estadual contra Cruzeiro ou Atlético, o confronto da semifinal entre Tombense e Caldense vai garantir ao vencedor o título de campeão mineiro do interior.