Espalhe por aí                  Visitas: 480


15/04/2015 às 06:32:19
Toxina da carambola pode levar à morte,

Devido aos riscos de se ingerir a típica fruta brasileira, no interior de São Paulo, um vereador criou um projeto de lei para proibir sua comercialização na forma de suco ou outros derivados
créditos: UAI

Não é lenda e nem crendice popular. Carambola pode fazer mal, sim, dizem os especialistas. Mas, ao contrário do que muitos acreditam – e que consta em muitos sites na internet –, não é o rim que sofre por conta da substância tóxica presente na fruta. De acordo com o presidente da Sociedade Mineira de Nefrologia, Fernando Lucas Junior, a carambola possui uma neurotoxina que pode afetar o sistema nervoso central. Os sintomas podem ir de uma simples tosse, à confusão mental, com sonolência e até o coma.

A crença de que o rim é o órgão prejudicado pela fruta surgiu por que ele permite a absorção do "veneno". Na verdade, os rins apenas deixam a substância tóxica passar se não estiverem saudáveis, pois, do contrário, eles nos protegem dela. Se estiver em perfeito funcionamento, o órgão filtra essa substância e a elimina do organismo. O problema, segundo o médico, é para quem tem algum tipo de insuficiência renal e consome a fruta. "O rim debilitado, com cerca de 10 a 15% de sua capacidade de funcionamento, pode se intoxicar com a carambola. O problema é que a insuficiência renal é assintomática, então, a pessoa pode comer a carambola, sem saber que está doente, e passar mal", diz o nefrologista sobre o risco da doença renal, que pode ser silenciosa.

Como o rim é um "filtro" biológico, em condições normais, ele retira todas as impurezas do organismo de um indivíduo saudável, explica o especialista. Mas quando o "filtro" deixa de funcionar, aumenta o risco de substâncias perigosas passarem para a corrente sanguínea. Outras doenças também podem afetar o rim, e exigem o mesmo alerta ao se consumir a carambola. Portadores de diabetes, hipertensão, pessoas acima de 60 anos e que possuem histórico familiar de doenças renais, são aconselhados a fazer um rastreamento, ou seja, exames que busquem apontar se há problemas ocultos no órgão que filtra o sangue.

Até lei

Os riscos de se consumir a carambola geram até situações inusitadas. Desde 2008, comerciantes da cidade de Jaú, no interior de São Paulo, estão proibidos por uma lei municipal de vender suco da fruta. O projeto, do então vereador José Mineiro de Camargo (PSB), foi aprovado por unanimidade, e veta lanchonetes, bares, restaurantes e repartições públicas de vender seus derivados.

Além disso, estabelecimentos de saúde devem fixar cartazes de alerta com os seguintes dizeres: "Pacientes com insuficiência renal estão proibidos de comer o fruto, o doce, ou ingerir o suco da carambola, seja qual for o grau da insuficiência, pois a fruta produz neurotoxina que concentra-se no sangue, atinge os neurônios em concentração maior e provoca soluços, convulsões, podendo levar até a morte. Portanto, não comam". 

COLUNISTA

PAULO PAIVA

COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA









Saúde

Dica Para Fazer o Esmalte Secar Mais Rápido

Mergulhar as mãos em água gelada é truque certeira para secar o esmalte mais rápido

18/03/2016   09:23:46

Ler Matéria

Esfoliante caseiro de açúcar renova a pele e diminui oleosidade

Esfoliação ajuda a eliminar as células mortas da superfície e a desobstruir os poros

18/12/2015   06:03:06

Ler Matéria

Zika pode ser transmitido por leite ou sêmen? Veja o que a ciência já sabe

Principal forma de transmissão do zika vírus é pelo vetor Aedes aegypt

10/12/2015   05:17:19

Ler Matéria

Manteiga: antes vilã da alimentação saudável, ela finalmente foi reabilitada

Sempre vista como vilã nas dietas, a manteiga agora assume papel de superfood

09/12/2015   06:51:14

Ler Matéria

Exercício intenso, mas sem exaustão, melhora humor de jovens, diz estudo

Pesquisa da Unifesp avaliou efeito psicológico de exercício de alta intensidade. Quando praticante atinge estado de exaustão, efeito no humor é negativo.

02/11/2015   19:47:32

Ler Matéria

Estudos sugerem que tirar mês de 'férias' do álcool faz bem para a saúde

Cientistas acreditam que um mês sem álcool já ajuda fígado a se recuperar. Pesquisa que será apresentada este mês indica benefícios de abstinência.

02/11/2015   19:30:11

Ler Matéria

Estudo explica por que você deve fugir de restaurantes que servem porções avantajadas

Cientistas do Reino Unido alertam que porções muito grandes de alimentos levam as pessoas a comer além da necessidade, aumentando o risco de doenças como câncer e obesidade

07/10/2015   06:23:24

Ler Matéria

Texto da jornalista Fernanda Gentil sobre amamentação fortalece cinco mitos sobre aleitamento materno; veja quais são

Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo durante os seis primeiros meses de vida do bebê, média brasileira é de 54 dias

07/10/2015   06:19:22

Ler Matéria



 
   
Cadastre seu e-mail e receba novidades e promoções da Jovem Rio!






  
Copyright © 1998/2015 Todos os direitos reservados!