Espalhe por aí                  Visitas: 619


25/04/2015 às 11:49:42
‘pidão’ de cães provoca reação química nos humanos

Dose de oxitocina também é liberada quando as pessoas estão com bebês
créditos: o tempo

Aqueles grandes olhos marrons encaram você profundamente. Você faz um carinho murmurando palavras doces. E enquanto os grandes olhos continuam fixos nos seus, o rabo abana. Essa roda contínua de reforço amoroso pode começar com o olhar do cachorro, de acordo com um novo estudo da “Science”.
VEJA TAMBÉM
 video Especialistas pedem cautela Mais

Pesquisadores japoneses descobriram que cachorros que treinaram deixar o olhar fixo em seus donos possuem níveis de oxitocina, um hormônio produzido no cérebro e associado ao apego, mais elevados, similares aos que causam a sensação de bem-estar que reforça a conexão entre pais e filhos. Depois de ser o alvo desses olhares, o nível de oxitocina nos donos também aumenta.

O olhar do cachorro é a pista para a conexão e a resposta gerada pelo dono, que vai recompensar o animal com olhares, palavras ou gestos de carinho, o que ajuda a solidificar a relação entre os dois, afirmam os pesquisadores. Eles sugerem que os cachorros foram domesticados em parte por se adaptar a uma maneira humana de se comunicar: o contato visual.

Quando os pesquisadores deram aos cães uma dose extra de oxitocina por meio de um spray nasal, as fêmeas (porém não os machos) encaram os donos por mais tempo ainda, o que, em resposta, aumentou os níveis de oxitocina nos humanos.

“O que é único nesse estudo é que ele demonstra que a oxitocina pode aumentar a interação social por meio do olhar entre duas espécies bem diferentes”, diz Steve Chang, professor assistente de Psicologia e Neurobiologia de Yale que não participou dessa pesquisa mais recente.

Chang, que estuda oxitocina em animais, notou que, por meio da domesticação, os cachorros passaram a ver os humanos como seus “parceiros sociais importantes”, enquanto os humanos também enxergaram os cães como parceiros sociais.

“De certa maneira, cães domesticados poderiam sequestrar nossos circuitos sociais, e nós poderíamos sequestrar os deles”, afirma em um e-mail, já que cada espécie aprendeu como aumentar os níveis de oxitocina da outra, facilitando a conexão.

Takefumi Kikusui, professor da Escola de Medicina Veterinária da Universidade Azabu, explica que “os cães adquiriram essa habilidade durante o processo evolucionário e de domesticação na convivência com humanos”. Segundo ele, existe a possibilidade de que os cães tenham utilizado de maneira esperta, mas sem saber, um sistema natural destinado a aumentar a conexão entre os pais e seus filhos.

Olhos nos olhos libera oxitocina

Raças. Na primeira experiência, os pesquisadores mediram o nível de oxitocina em humanos e cães das raças golden retriever, poodle, dachshund miniatura, schnauzer miniatura, jack russel e vira-latas.

Oxitocina. As mudanças na oxitocina foram mais pronunciadas em cachorros que encararam os donos por mais tempo, o que os pesquisadores definiram por 100 segundos nos primeiros cinco minutos do encontro. 

COLUNISTA

PAULO PAIVA

COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA









Saúde

Dica Para Fazer o Esmalte Secar Mais Rápido

Mergulhar as mãos em água gelada é truque certeira para secar o esmalte mais rápido

18/03/2016   09:23:46

Ler Matéria

Esfoliante caseiro de açúcar renova a pele e diminui oleosidade

Esfoliação ajuda a eliminar as células mortas da superfície e a desobstruir os poros

18/12/2015   06:03:06

Ler Matéria

Zika pode ser transmitido por leite ou sêmen? Veja o que a ciência já sabe

Principal forma de transmissão do zika vírus é pelo vetor Aedes aegypt

10/12/2015   05:17:19

Ler Matéria

Manteiga: antes vilã da alimentação saudável, ela finalmente foi reabilitada

Sempre vista como vilã nas dietas, a manteiga agora assume papel de superfood

09/12/2015   06:51:14

Ler Matéria

Exercício intenso, mas sem exaustão, melhora humor de jovens, diz estudo

Pesquisa da Unifesp avaliou efeito psicológico de exercício de alta intensidade. Quando praticante atinge estado de exaustão, efeito no humor é negativo.

02/11/2015   19:47:32

Ler Matéria

Estudos sugerem que tirar mês de 'férias' do álcool faz bem para a saúde

Cientistas acreditam que um mês sem álcool já ajuda fígado a se recuperar. Pesquisa que será apresentada este mês indica benefícios de abstinência.

02/11/2015   19:30:11

Ler Matéria

Estudo explica por que você deve fugir de restaurantes que servem porções avantajadas

Cientistas do Reino Unido alertam que porções muito grandes de alimentos levam as pessoas a comer além da necessidade, aumentando o risco de doenças como câncer e obesidade

07/10/2015   06:23:24

Ler Matéria

Texto da jornalista Fernanda Gentil sobre amamentação fortalece cinco mitos sobre aleitamento materno; veja quais são

Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo durante os seis primeiros meses de vida do bebê, média brasileira é de 54 dias

07/10/2015   06:19:22

Ler Matéria



 
   
Cadastre seu e-mail e receba novidades e promoções da Jovem Rio!






  
Copyright © 1998/2015 Todos os direitos reservados!