Espalhe por aí                  Visitas: 912


02/06/2015 às 15:05:02
Blatter Renuncia à Presidência e Convoca Nova Eleição na Fifa

Anúncio, que surpreendeu o mundo, foi feito em entrevista coletiva, nesta terça-feira, em Zurique, na Suíça
créditos: o tempo

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, não resistiu a pressão mundial e, nesta terça-feira, surpreendeu a todos ao anunciar a sua renúncia. Reeleito para o quinto mandato na semana passada, o dirigente colocou o seu cargo à disposição e convocou nova eleição durante entrevista coletiva na cidade suíça de Zurique. A decisão vem sete dias após ser deflagrado o escândalo dentro da Fifa, no qual foram presos sete dirigentes ligados à entidade, entre eles o ex-presidente da CBF, José Maria Marin.
A nova eleição deverá acontecer entre dezembro de 2015 e março de 2016. ''Embora os membros da Fifa tenham me reelegido presidente, não pareço estar sendo apoiado pelo mundo do futebol. Jogadores, clubes, que inspiram a vida no futebol. É por isso que eu vou convocar um congresso extraordinário e colocar minha função à disposição'', afirmou Blatter.
À frente da Fifa desde 1998, o dirigente destacou em seu discurso os anos dedicados ao bem do futebol e da entidade e afirmou que via na sua reeleição a melhor opção para o momento. Blatter explicou que, agora, ficará na função até que um novo presidente seja escolhido.
''Um novo presidente será eleito para me suceder. Vou continuar a exercer minha função como presidente até um novo ser escolhido'', completou.
Então em seu quinto mandato, Blatter falou também sobre o tema "reeleição" na entidade e, ironicamente, mostrou-se favorável ao limite de mandatos. ''Precisamos de limitação de mandatos, não apenas para o presidente, mas para o comitê executivo'', disse, agradecendo àqueles que o apoiaram nos últimos 17 anos.
Escândalo
Na última quarta-feira, dois dias antes da eleição do novo presidente da Fifa, a polícia suíça prendeu o ex-presidente da CBF José Maria Marin e outros seis dirigentes da entidade acusados de envolvimento em esquema de corrupção dentro da própria organização. A operação foi realizada a pedido das autoridades norte-americanas, que investigavam já há algum tempo um vasto esquema de corrupção de mais de US$ 150 milhões dentro da Fifa, nos últimos 20 anos. As escolhas das sedes das Copas de 2018 e 2022 também estariam na mira das autoridades suíça e norte-americana.
O trabalho e a idoneidade de Blatter no comando da entidade passou, então, a ser fortemente questionados. Várias federações e países se mostraram a favor de sua renúncia. Eleito vice-presidente da Fifa, o inglês David Gill se renunciou ao cargo no último sábado em forma de protesto à reeleição de Blatter. A Inglaterra também se manifestou contra o dirigente e chegou a iniciar um movimento por uma Copa do Mundo alternativa.
Repercussão
O presidente da Uefa, o francês Michel Platini, já se posicionou sobre a renúncia de Blatter. "Blatter tomou uma decisão difícil, corajosa, mas é a decisão certa", comentou.

COLUNISTA

Silas Cannavarro

COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA









Futebol

Sorridente, Lionel Messi é apresentado oficialmente no PSG: Quero seguir ganhando títulos

Craque concede 1ª entrevista como jogador do clube francês e diz ser uma felicidade gigantesca atuar ao lado de Neymar e Mbappé, argentino fica admirado com a torcida: Surpreendente

11/08/2021   13:54:51

Ler Matéria

Com novos horários, CBF divulga tabela detalhada até 35ª rodada

Como anunciado, Brasileirão não terá mais partidas às 11h de domingo. Novidades são jogos às 17h nos sábados e domingos, que também terá confrontos às 18h

02/10/2015   21:04:35

Ler Matéria

Ronaldinho Gaúcho não é mais jogador do Fluminense

Meia, que chegou às Laranjeiras em julho deste ano, rescindiu com o clube nesta segunda-feira. Eduardo Baptista diz que decisão do camisa 10 é uma surpresa

29/09/2015   06:58:50

Ler Matéria

Blatter e Platini na mira da comissão de ética da Fifa

Na sexta-feira, a justiça suíça abriu uma investigação contra Blatter por pagar dois milhões de francos suíços (18 milhões de euros) a Platini, presidente da Uefa

28/09/2015   07:33:57

Ler Matéria

Flamengo Perde Para o Coritiba em Brasília

Rubro-Negro cria chances e tem amplo domínio da posse de bola, mas equipe paranaense segura resultado construído no primeiro tempo

18/09/2015   08:17:42

Ler Matéria

Fábio recusa Oferta do Cruzeiro e Novela sobre Renovação Prossegue

Após reunião nesta quinta-feira, empresário do goleiro enviou contraproposta para a diretoria cruzeirense

18/09/2015   08:09:27

Ler Matéria

Lista de Convocados para Jogos das Eliminatórias

O técnico da Seleção Brasileira, Dunga, divulgou a lista de convocados para os primeiros dois jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (17), no auditório da sede da CBF. Confira abaixo os escolhidos para representar o Brasil. A Copa já começou!

17/09/2015   12:07:38

Ler Matéria

Artilheiros da Noite Lamentam o Placar e Miram Recuperação dos Pontos

Cruzeirenses lamentam outro empate com vacilo na bola aérea

17/09/2015   09:34:42

Ler Matéria



 
   
Cadastre seu e-mail e receba novidades e promoções da Jovem Rio!






  
Copyright © 1998/2021 Todos os direitos reservados!