Espalhe por aí                  Visitas: 762


13/06/2015 às 19:54:28
Estudo da BDO Brasil aponta Flamengo como a marca de clube mais valiosa no Brasil

As 30 Marcas Mais Valiosas do Brasil
créditos: G1

Antes de mais nada, é preciso esclarecer, novamente, que há diversas diferenças entre os estudos da Brand Finance, divulgados aqui há poucos dias, e o estudo feito pela BDO Brasil, sucessora da RCS e BDO RCS. Critérios e metodologias são diferentes. A Brand Finance trabalha com uma visão global, embora seja, naturalmente, fortemente condicionada pela realidade europeia, ao passo que a BDO Brasil trabalha exclusivamente com os dados do Brasil.
No trabalho da consultoria britânica, como já vimos, o Flamengo não aparece entre as 50 marcas mais valiosas do mundo e o São Paulo está à frente do Corinthians, que caiu várias posições. Embora não tenha recebido informações a respeito, o mais provável é que o peso das dívidas do Flamengo e Corinthians tenha contribuído para isso.

As 30 Marcas Mais Valiosas do Brasil

Na edição 2015, a grande novidade é a ultrapassagem do Corinthians pelo Flamengo, que assume a pole position. Um resultado bastante natural, dentro das condições brasileiras, em virtude do excelente desempenho econômico-financeiro do clube da Gávea.
É comum hoje vermos críticas pesadas à gestão rubro-negra, alicerçadas pelo fraco desempenho do time no Campeonato Brasileiro, tão fraco que levou Bandeira de Mello e seus companheiros a, uma vez mais, se comportarem da mesma forma que seus colegas de outros clubes: trocou o treinador. E, o que a princípio não é ruim, mas á liga a luz amarela de advertência, fez uma contratação de grande impacto em todos os sentidos: técnico (Guerrero é excelente atacante), midiático (o assunto dominou as manchetes) e eleitoreiro (final do ano se aproxima e com ele a eleição).
Apesar desses senões, se há um clube hoje no Brasil que pode se dar ao luxo de fazer tal contratação, esse é, sem dúvida, o Flamengo. Só precisa cuidar porque uma andorinha só nada resolve e pode ser o estopim para novas crises, inclusive as piores delas: as crises “de vestiário”.
Esperava já por essa mudança no ranking BDO, não só pela ascensão do Flamengo como também pelo declínio do Corinthians em vários fatores, associado à pasmaceira que há anos domina o São Paulo, que se manteve em terceiro lugar, mas com uma ligeira queda nos números, indicando um viés de baixa para 2016, a menos que no gramado e fora dele o clube apresente reação.

O que nós vamos ver agora é apenas o resumo do estudo BDO, uma avant-première, digamos, com 32 tabelas.
A primeira tabela apresenta os 30 clubes e na segunda vemos a evolução do valor conjunto dessas marcas. Na sequência, as tabelas mostrando a evolução do valor da marca de cada um dos 30 clubes.
Voltarei a esse trabalho com mais dados e mais comentários durante a semana. Bom domingo a todos.

 

COLUNISTA

PAULO PAIVA

COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA









Futebol

Sorridente, Lionel Messi é apresentado oficialmente no PSG: Quero seguir ganhando títulos

Craque concede 1ª entrevista como jogador do clube francês e diz ser uma felicidade gigantesca atuar ao lado de Neymar e Mbappé, argentino fica admirado com a torcida: Surpreendente

11/08/2021   13:54:51

Ler Matéria

Com novos horários, CBF divulga tabela detalhada até 35ª rodada

Como anunciado, Brasileirão não terá mais partidas às 11h de domingo. Novidades são jogos às 17h nos sábados e domingos, que também terá confrontos às 18h

02/10/2015   21:04:35

Ler Matéria

Ronaldinho Gaúcho não é mais jogador do Fluminense

Meia, que chegou às Laranjeiras em julho deste ano, rescindiu com o clube nesta segunda-feira. Eduardo Baptista diz que decisão do camisa 10 é uma surpresa

29/09/2015   06:58:50

Ler Matéria

Blatter e Platini na mira da comissão de ética da Fifa

Na sexta-feira, a justiça suíça abriu uma investigação contra Blatter por pagar dois milhões de francos suíços (18 milhões de euros) a Platini, presidente da Uefa

28/09/2015   07:33:57

Ler Matéria

Flamengo Perde Para o Coritiba em Brasília

Rubro-Negro cria chances e tem amplo domínio da posse de bola, mas equipe paranaense segura resultado construído no primeiro tempo

18/09/2015   08:17:42

Ler Matéria

Fábio recusa Oferta do Cruzeiro e Novela sobre Renovação Prossegue

Após reunião nesta quinta-feira, empresário do goleiro enviou contraproposta para a diretoria cruzeirense

18/09/2015   08:09:27

Ler Matéria

Lista de Convocados para Jogos das Eliminatórias

O técnico da Seleção Brasileira, Dunga, divulgou a lista de convocados para os primeiros dois jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (17), no auditório da sede da CBF. Confira abaixo os escolhidos para representar o Brasil. A Copa já começou!

17/09/2015   12:07:38

Ler Matéria

Artilheiros da Noite Lamentam o Placar e Miram Recuperação dos Pontos

Cruzeirenses lamentam outro empate com vacilo na bola aérea

17/09/2015   09:34:42

Ler Matéria



 
   
Cadastre seu e-mail e receba novidades e promoções da Jovem Rio!






  
Copyright © 1998/2021 Todos os direitos reservados!