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26/06/2015 às 05:50:39
Cuidados devem ser redobrados para evitar a hipotermia em idosos

Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia recomenda atenção à saúde das pessoas com mais de 65 anos nos dias mais frios
créditos: o tempo

hipotermia, que é a queda da temperatura do corpo que pode resultar em longo prazo, em graves problemas de saúde como um ataque cardíaco, em uma lesão hepática ou morte.

Outra importante observação é que quando o ambiente exterior fica muito frio, a produção de calor do corpo diminui. A hipotermia pode se desenvolver em adultos mais velhos, mesmo depois de um relativamente curto período de exposição ao frio ou uma leve queda na temperatura.

A hipotermia ocorre quando a temperatura corporal cai a menos de 36,8 graus. A SBGG ressalta que com o alcance abaixo de 29 graus, o risco é eminente de morte. Os sintomas mais comuns são fraqueza, fadiga e diminuição do tremor do frio. Em fases mais avançadas o idoso pode apresentar fala enrolada, perda de consciência e choque.

Os primeiros-socorros devem consistir em tirar o idoso do frio e retirar suas roupas úmidas ou molhadas. Envolver a vítima em mantas e agasalhos para aquecê-la enquanto o serviço de emergência é chamado. Se a vítima estiver consciente, dê-lhe bebidas quentes (não alcoólicas) como chás. Converse com a vítima mantendo-a sempre acordada e em caso de parada respiratória, realize manobras de ressuscitação cardiorrespiratória.

Outros agravos à saúde dos idosos são gripes, pneumonias e dores crônicas, além do aumento das dores crônicas, como artrites e artroses.

Confira as dicas da SBGG para reduzir o impacto do frio na saúde de idosos.

- Utilizar roupas e agasalhos adequados para proteção de ambientes ao ar livre e salas frias, como bonés, toucas, mantas e etc;
- Tomar bebidas quentes como chás, chocolate, bem como ingerir sopas e caldos;
- Banhos devem ser rápidos e em temperaturas amenas;
- A hidratação da pele devera ser recomendada sempre com uso de hidratantes tópicos para diminuir a sensação de pele seca;
- Usar cobertores que retenham calor principalmente no período do sono quando há um declínio da temperatura corporal;
- Tomar as vacinas contra gripe e pneumonias;
- Buscar ajuda médica se o idoso apresentar sintomas de confusão mental e calafrios, ou dificuldades respiratórias;
- Realizar atividades indoor, isto é, passear em locais como shoppings centers, pois ajuda a quebrar o ciclo da imobilidade;
- Fazer exercícios de alongamento com orientação de professores de educação física ou fisioterapeutas;
- Reposição de vitamina D pela falta de exposição ao sol deve ser orientada por nutricionistas ou médico assistente. Outras fontes de obtenção do nutriente são peixes como atum, sardinha e salmão. Gema de ovos, bifes de fígado e cogumelos também são ricos em vitaminas.
- Em locais com lareiras é importante ter cuidado com manipulação do fogo e intoxicação pelo monóxido de carbono devido a janelas fechadas. 

COLUNISTA

PAULO PAIVA

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