Espalhe por aí                  Visitas: 1883


02/07/2015 às 08:45:17
90 ANOS DEDICADOS AO SAMBA

Desde que me entendo, nada me atormenta, eu encaro a vida como ela se apresenta.
créditos: www.nelsonsargento.com.br

Aos 90 anos de idade, o grande sambista Nelson Sargento, Mangueirense, desfila um número superior a quatrocentas musicas, entre elas a pérola "Samba, Agoniza, mas não morre", que traduz o sentimento do povo carioca, ao gênero que o consagrou mundo afora. Nelson Sargento é a nossa memória viva da música popular brasileira. Nasceu em 1924, atravessou o século com a mesma desenvoltura que impôs à sua vida, ou seja, amigo dos amigos; pai e avô dedicado, marido extremado, que tem em sua mulher, a produtora Evonete, um espelho. Foi integrante do conjunto "A voz do Morro", ao lado do Paulinho da Viola, Zé Ketti, Elton Medeiros, Jair da Costa, Anescarzinho e José da Cruz. Autor de "Primavera - Quatro Estações do Ano" samba - enredo da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, em 1955, em parceria com seu padrasto Alfredo Português, que certamente é um dos mais belos sambas enredo deste século.

Parceiro do Cartola, Carlos Cachaça, Darcy da Mangueira e o caçula Daniel Gonzaga, em sambas considerados antológicos por críticos, como Sérgio Cabral. É também de sua autoria os livros "Prisioneiro do Mundo" e "Um certo Geraldo Pereira". Ator nos filmes "O Primeiro Dia" de Walter Salles Daniela Thomas, "Nelson Sargento da Mangueira" de Estevão Pantoja, "Orfeu do Carnaval" de Caca Diegues, entre outros. O empenho nas artes que atua, deixa-o tão próximo das pessoas da sua convivência, que todos o querem bem junto delas. O exemplo mais recente, e da atriz Regina Casé, que o convidou para padrinho do seu casamento, em outubro passado.

Falar de Nelson Sargento em poucas linhas é extremamente difícil. Um livro distribuído em dois volumes, talvez coubesse sua vida. A ousadia desse carioca que hoje é reconhecido no Japão pelo conjunto de sua obra o levou a iniciar um trabalho de pesquisa da MPB. E, não há profissional escrevendo sobre samba que não o consulte. Os compositores Aldir Blanc e Moacyr Luz reproduziram no samba "Flores em vida para Nelson Sargento", o seu retrato. Ele é o representante vivo do quesito samba, deste século. A própria resistência Cultural Brasileira. O fidalgo do salão. A voz do Samba. Zilmar Basilio

CONFIRA O VÍDEO

COLUNISTA

Silas Cannavarro

COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA









Música

A Dupla Thaeme & Thiago Publicou em Seu Site Oficial Show na Cidade Rio Pomba MG

Venha conferir todas as informações da Dupla no Site da Rádio Jovem Rio FM

18/03/2016   08:48:50

Ler Matéria

Katy Perry vai até o chão, canta Madonna e encerra Rock In Rio cheia de cores

Diva pop usa seis figurinos durante o show, chama uma fã ao Palco Mundo e tem aulas de português

28/09/2015   06:49:29

Ler Matéria

Don't stop me now', do Queen, é a melhor música para 'se sentir bem'

Pesquisa foi feita com 2 mil adultos do Reino Unido, diz site. 'Dancing Queen', 'Good Vibrations', e 'Uptown Girl' aparecem na lista.

23/09/2015   10:07:15

Ler Matéria

Ranking revela canções de Gonzaguinha mais tocadas nos últimos anos

Lista feita pelo Ecad homenageia os 70 anos do artista, comemorado nesta terça-feira, 22 de setembro

22/09/2015   05:23:01

Ler Matéria

Lucas Lucco e Dennis DJ lançam a música 'Se produz' ouça!

Artistas se conheceram há três meses e decidiram montar a parceria. Canção é considerada um funknejo, mistura de funk com sertanejo.

22/09/2015   02:41:12

Ler Matéria

De body decotado e cavado, Jennifer Lopez rebola e mostra corpão em show

Aos 46 anos, cantora se apresentou em Las Vegas, na noite de sábado (19)

20/09/2015   10:46:35

Ler Matéria

Rod Stewart e Elton John levam pop de veteranos ao 3º dia de Rock in Rio

ngleses de 70 e 68 anos vão ser atrações principais neste domingo (20). Seal e Paralamas completam Palco Mundo; Sunset tem John Legend.

20/09/2015   10:39:01

Ler Matéria

Shows de Rihanna e Queen no Rock in Rio são os mais Comentados na Web

Para a medição, foram analisadas 114 mil menções ao festival e aos artistas no Instagram e no Twitter, desde o dia 1º deste mês até esta quarta

18/09/2015   08:52:34

Ler Matéria



 
   
Cadastre seu e-mail e receba novidades e promoções da Jovem Rio!






  
Copyright © 1998/2015 Todos os direitos reservados!