Espalhe por aí                  Visitas: 295


04/07/2015 às 20:44:58
Mais do que charme, óculos são proteção para os olhos

Cuidados com exposição da vista a raios solares devem ser diários, assim como os dispensados à pele
créditos: o tempo

Quando estão expostas ao sol, muitas pessoas se preocupam em usar filtros solares, mas se esquecem dos olhos. A visão é um dos nossos cinco preciosos sentidos, que requerem cuidados especiais. Assim como nossa pele, os olhos também sofrem com os raios ultravioleta, porém os danos só são percebidos com o passar do tempo, por serem cumulativos.

“Já sabemos da relação entre luz solar, melanomas e carcinomas. Portanto, atletas ou pessoas que trabalham expostas ao sol, além de usarem o filtro solar para proteção da pele, devem usar óculos escuros com filtro contra raios UVA e UVB, com uma armação que possua proteção lateral”, explica o oftalmologista Pindaro Massote. Além disso, o especialista cita o chapéu como outro acessório que deve ser usado de acordo com a atividade exercida.

Câncer. O câncer ocular é uma doença rara, porém muito perigosa quando diagnosticada em fase avançada. Os tumores podem ser de dois tipos: primários (do próprio olho) ou secundários (decorrentes de metástase de outros tumores já existentes no corpo). “Eles podem acometer todas as partes que constituem o globo ocular e seus anexos, como pálpebras, glândulas lacrimais, músculos extraorbitais (músculos que movimentam os olhos), conjuntiva, a íris, a coroide e a retina”, afirma Massote.

Devem ficar atentas as pessoas com pele e olhos claros, que possuem pintas com coloração escura e irregular na região dos olhos. Quem se expõe ao sol ou a bronzeamentos artificiais também deve redobrar a atenção. “Além desses fatores, existe também a predisposição genética para alguns tumores, como, por exemplo, o retinoblastoma que ocorre na criança”, alerta Massote.

Sinais. Muitos pacientes podem não apresentar nenhum sintoma, por isso é importante ficar atento a lesões nas pálpebras e na superfície ocular. Como não existe um teste específico para o diagnóstico, a solução é fazer o exame oftalmológico regularmente. No caso de haver fatores de risco, a indicação é fazer visitas anuais ao oftalmologista.

Alguns sinais como olhos esbugalhados com ardor e lacrimejamento excessivo, súbito início de visão dupla ou dor ao redor dos olhos podem ser sintomas de um câncer ocular. “Nesses casos, o paciente deverá se submeter a exames complementares específicos para cada caso, como angiografia da retina, ultrassonografia ocular, tomografia computadorizada, ressonância magnética e biópsia”, destaca Massote.

Danos. Se o diagnóstico for precoce, o tratamento tem grandes chances de não causar danos. Entretanto, a extensão da lesão pode levar a graus variados de perda visual e, até mesmo, à perda do globo ocular.

Uma das formas de tratamento é a remoção cirúrgica da lesão com uma margem de segurança. Nos casos em que a lesão é muito extensa, a retirada do globo ocular pode ser a única opção. Há também tratamentos como fotocoagulação a laser, colocação de placas radioativas, outras radioterapias e quimioterapias. “Preservar a vida do paciente, em qualquer situação, será sempre o mais importante, mesmo em detrimento da visão”, conclui Massote.

Atenção

Dica. Se em uma fotografia com flash a pupila da criança refletir a cor branca, pode ser sinal do tumor maligno retinoblastoma. Os pais devem levá-la logo a um oftalmologista.
 

COLUNISTA

PAULO PAIVA

COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA









Saúde

Dica Para Fazer o Esmalte Secar Mais Rápido

Mergulhar as mãos em água gelada é truque certeira para secar o esmalte mais rápido

18/03/2016   09:23:46

Ler Matéria

Esfoliante caseiro de açúcar renova a pele e diminui oleosidade

Esfoliação ajuda a eliminar as células mortas da superfície e a desobstruir os poros

18/12/2015   06:03:06

Ler Matéria

Zika pode ser transmitido por leite ou sêmen? Veja o que a ciência já sabe

Principal forma de transmissão do zika vírus é pelo vetor Aedes aegypt

10/12/2015   05:17:19

Ler Matéria

Manteiga: antes vilã da alimentação saudável, ela finalmente foi reabilitada

Sempre vista como vilã nas dietas, a manteiga agora assume papel de superfood

09/12/2015   06:51:14

Ler Matéria

Exercício intenso, mas sem exaustão, melhora humor de jovens, diz estudo

Pesquisa da Unifesp avaliou efeito psicológico de exercício de alta intensidade. Quando praticante atinge estado de exaustão, efeito no humor é negativo.

02/11/2015   19:47:32

Ler Matéria

Estudos sugerem que tirar mês de 'férias' do álcool faz bem para a saúde

Cientistas acreditam que um mês sem álcool já ajuda fígado a se recuperar. Pesquisa que será apresentada este mês indica benefícios de abstinência.

02/11/2015   19:30:11

Ler Matéria

Estudo explica por que você deve fugir de restaurantes que servem porções avantajadas

Cientistas do Reino Unido alertam que porções muito grandes de alimentos levam as pessoas a comer além da necessidade, aumentando o risco de doenças como câncer e obesidade

07/10/2015   06:23:24

Ler Matéria

Texto da jornalista Fernanda Gentil sobre amamentação fortalece cinco mitos sobre aleitamento materno; veja quais são

Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo durante os seis primeiros meses de vida do bebê, média brasileira é de 54 dias

07/10/2015   06:19:22

Ler Matéria



 
   
Cadastre seu e-mail e receba novidades e promoções da Jovem Rio!






  
Copyright © 1998/2015 Todos os direitos reservados!