Espalhe por aí                  Visitas: 613


12/08/2015 às 12:26:23
O Colégio Objetivo Integrado, de São Paulo, Obteve a Maior Média do Exame Nacional do Ensino Médio 2014

Um pouco da história do Objetivo
créditos: COLÉGIO OBJETIVO

A aquisição de um sistema de ensino por uma instituição requer, por parte da equipe técnica responsável pelo trabalho educacional nas escolas, um olhar minucioso acerca de como o material está organizado e, principalmente, qual é a base teórica que inspirou seus autores na sua produção como um todo.

Muitos têm dúvidas quanto a ser proveitosa a aquisição de um sistema de ensino, mas elas se dissipam quando informações seguras são fornecidas, demonstrando que a proposta tem como premissa uma organização didática de excelência, que se traduz em aulas preparadas com base nas melhores práticas de sala de aula, acumuladas durante anos pelos autores e equipes que produzem o material, como é o caso do Sistema Objetivo Municipal de Ensino, SOME.

Uma boa aula, planejada detalhadamente, oferece as condições para a progressão continuada do processo de aprendizagem com mais eficácia. Bem elaborada, estimula a criatividade, em lugar de valorizar a memorização, vista hoje com várias restrições. Pesquisas indicam claramente que nos municípios em que foi adotado um sistema de ensino, os alunos estão meio ano à frente dos que não adotaram.

Outra vantagem é o respaldo que o SOME dá às Secretarias Municipais de Ensino. Equipes de especialistas desenvolvem projetos de atendimento pedagógico – presencial e a distância, para professores, coordenadores pedagógicos e diretores –, vinculados a um processo de avaliação inicial, processual e final, com foco na identificação de resultados e levantamento de necessidades, para ajustar ou mudar cursos de ação nas instituições parceiras.

 

Nós, da equipe do SOME, que implantamos o sistema e damos continuidade aos trabalhos nos municípios parceiros, acreditamos que são muitos os benefícios recebidos em razão da aquisição do material didático para alunos e professores, porque atuamos com total abrangência no que diz respeito ao desenvolvimento dos trabalhos educacionais em cada escola atendida.

 

Concebemos o nosso trabalho e seus resultados como parte de uma grande estratégia de transformação social, conscientes de que, mesmo nos bastidores, estamos educando crianças, nossa principal razão de ser e de estar atuando no mercado educacional brasileiro.

 

Idealismo e entusiasmo foram alguns dos requisitos que levaram, em 1965, os estudantes de Medicina João Carlos Di Genio e Dráuzio Varella e os médicos Roger Patti e Tadasi Itto a fundar um pequeno curso preparatório para as faculdades de Medicina, na região central da cidade de São Paulo.

 

O sucesso alcançado nos exames daquele ano pelos alunos por eles preparados fez com que, já em 1966, o Curso Objetivo fosse um dos maiores da cidade. A intenção sempre foi o desenvolvimento de um projeto educacional mais abrangente; por isso, a partir do pequeno curso preparatório, o Objetivo transformou-se na maior instituição de ensino do Brasil.

Em 1970, foi criado o Colégio Objetivo, com currículo de Ensino Médio. Em 1972, foram implantadas as Faculdades Objetivo, embrião da futura Universidade Paulista – UNIP, atualmente a universidade que mais cresce no País.

 

Em 1974, nasceu o Colégio Objetivo Júnior, abrangendo a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

Em 1982, foi criado o Centro de Pesquisa e Tecnologia Objetivo (CPT), mais tarde batizado CPT – UNIP/Objetivo. Professores e pesquisadores do CPT são os responsáveis pela implementação das mais diversas atividades educacionais.

 

O desafio da renovação e a solidez da tradição

O mundo atual impõe a educadores, crianças e jovens a tarefa de absorver as novas tecnologias, sem as quais qualquer atividade profissional e até mesmo a vida cotidiana se tornarão inviáveis.

As perspectivas que se abrem nos mais diversos campos do saber implicam um modelo educacional permanentemente aberto ao novo, ao dinâmico, ao interativo - atento a uma realidade que se transforma a cada momento.

 

Formar o indivíduo para um mundo globalizado e para os seus novos parâmetros envolve a capacidade de utilização dos recursos infindáveis da informática, da computação, da telemática e das infoways, que compõem uma revolução cultural tão transformadora quanto o foi, no seu tempo, a invenção da imprensa.

A absorção do novo, contudo, não pode prescindir de uma sólida formação, da compreensão lúcida das novas realidades e do domínio de equipamentos básicos para a vida: a competência linguística, o raciocínio lógico e matemático, a iniciação científica, a consciência do meio ambiente, a visão histórica, a experiência artística, a formação ética e a construção da consciência de cidadania, além do domínio de recursos tecnológicos, passaporte privilegiado para o mundo futuro.

 

Esses são os caminhos. São esses os ideais que alimentam nossa proposta educacional.

Colégio OBJETIVO - Sistema de Ensino
www.objetivo.br/

 

COLUNISTA

Silas Cannavarro

COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA









Destaque

MEC lança Diploma Digital para combater falsificação e diminuir tempo de espera

Expectativa do órgão é de que a partir de 2022 as instituições não emitam mais o diploma físico; economia prevista é de R$ 48 milhões por ano

10/12/2019   17:48:03

Ler Matéria

Os 10 Benefícios da Laranja Para Saúde

Os 10 Benefícios da Laranja Para Saúde

11/06/2017   20:10:56

Ler Matéria

10 benefícios de beber água com limão morna de manhã

10 benefícios de beber água com limão morna de manhã

11/06/2017   20:06:25

Ler Matéria

10 Benefícios do Limão para sua Saúde!

10 Benefícios do Limão para sua Saúde!

11/06/2017   20:03:07

Ler Matéria

Mágicas na Cozinha: como cortar tomates-cerejas em cinco segundos

Mágicas na Cozinha: como cortar tomates-cerejas em cinco segundos

11/06/2017   19:57:54

Ler Matéria

Suco antiestresse ou diurético? 7 receitas para o que você mais precisa...

Suco antiestresse ou diurético?

11/06/2017   19:54:53

Ler Matéria

10 TRUQUES QUE VÃO FACILITAR O SEU DIA A DIA NA COZINHA

Dicas para descascar cebola, alho e batata, para substituir ovos nas receitas e muito mais

27/01/2017   05:29:00

Ler Matéria

Atleta amador precisa de suplemento?

Alimentação balanceada pode resolver

27/01/2017   05:22:43

Ler Matéria



 
   
Cadastre seu e-mail e receba novidades e promoções da Jovem Rio!






  
Copyright © 1998/2015 Todos os direitos reservados!