Nem glúten, nem lactose. Os fodmaps podem ser os culpados pela barriga inchada. Entenda
Uma nova categoria de alimentos caiu na boca do povo como vilã do inchaço abdominal. Glamour ouviu tanto sobre o bochicho que decidiu investigar
Beleza
TAMANHO DO TEXTOA-A+ 14/09/2015 08h20 - POR BRUNA FIORETI / REVISTA GLAMOUR
Nem glúten, nem lactose. Os fodmaps podem ser os culpados pela barriga inchada. Entenda
Uma nova categoria de alimentos caiu na boca do povo como vilã do inchaço abdominal. Glamour ouviu tanto sobre
É a (agora famosa) sigla em inglês pra alimentos com polióis, monissacarídeos, dissacarídeos e oligossacarídeos fermentáveis – “nomões” pra carboidratos de difícil digestão que podem provocar diarreia, inchaço, flatulência... “São sintomas mais frequentes em quem tem síndrome do intestino irritável, mas a diminuição dos fodmaps pode beneficiar pessoas que tenham ‘só’ inchaço ou diarreia, possível indício de desequilíbrio intestinal, comum nos dias de hoje”, diz a power nutri Patricia Davidson, do Rio.
QUAIS OS VILÕES, AFINAL?
É um programa alimentar difícil de engolir. Exclui frutas (maçã, pera, pêssego e manga são as mais vilãs), laticínios (leite de vaca ou cabra, iogurte, queijo), hortaliças (brócolis, couve, alho, cebola, feijão) e cereais (pães, biscoitos, cereais com xarope de milho). A retirada desses itens dura de 6 a 8 semanas, com avaliação dos sintomas – se for bacana pra você, já dá pra sacar na 1ª semana. O problema é que a dieta tira alimentos saudáveis e fica bem baixa em fibras... Ou seja: tem que ter acompanhamento de nutricionista.
E O QUE EU POSSO FAZER?
A gente entende o hype da dieta pobre em fodmaps lá na gringa: é que a retirada de tantos carboidratos de fato dá resultado rápido, desincha e emagrece. Mas isso não quer dizer que seja saudável! A recomendação da nutricionista Daniela Cyrulin, da Nutri & Consult, pra adaptar a ideia é cortar só alguns fodmaps. “O benefício maior vem quando tiramos xaropes (de frutose, de glucose, de milho), que engordam e causam doenças.” E vale diminuir a ingestão do que você nota que te incha, faz mal. Mas isso é óbvio...
UM PLANO B CONTRA O INCHAÇO
Primeiro, vamos lembrar o que “dá barriga”: comer muita fibra sem beber água direito; ingerir álcool pra caramba; se acabar no açúcar. Cortar esses maus hábitos é básico pra ficar com o abdome ok. Ideia extra da Patricia Davidson: tomar bastante chá de cavalinha e hibisco, que podem dar um upgrade na luta contra o inchaço. Quer mais? A Dani Cyrulin indica consumir chia hidratada – é só cobrir a chia com água e deixar descansar. “Vira tipo uma gelatina. Daí você come uma colherada em jejum todo dia, e o intestino fica ótimo”, ela garante.