Espalhe por aí                  Visitas: 213


16/09/2015 às 07:20:16
5 dicas para introduzir a alimentação saudável na vida das crianças

Seu filho come mal? Chef sugere atitudes que prometem convencê-lo a adotar novos hábitos alimentares, longe de açúcares, gorduras, corantes e sódio
créditos: g1

Convencer seu filho a abandonar o biscoito recheado ou a substituir o suco de caixinha pelo natural pode não parecer tarefa fácil. Porém, para que a alimentação saudável se torne um hábito, é importante que ela faça parte da rotina das crianças desde os primeiros anos de vida. É isso que defende Lidiane Barbosa, chef especializada em gastronomia funcional, que percorre creches e escolas públicas do Brasil para conscientizar pais e filhos sobre a importância de comer bem.


No projeto “Crescer e Semear”, Lidiane ensina e prepara, com a ajuda das crianças, receitas livres de glúten, leite de origem animal, soja e açúcar refinado. A proposta é que eles conheçam e tenham contato com ingredientes alternativos e mais saudáveis. O sabor, segundo ela, costuma surpreender os pequenos: “Ao comer um cookie de chocolate sem glúten, sem leite, sem refinados e cheio de nutrientes, a reação deles é exatamente a mesma de quando comem aqueles que não fazem bem à saúde.”

Segundo o Ministério da Saúde, 46% das crianças de zero a cinco anos de idade que vivem no Brasil consomem biscoitos e refrigerantes diariamente. A palavra de ordem, porém, é fugir dos alimentos industrializados! Eles contêm ingredientes que podem causar sérios problemas de saúde a curto, médio e longo prazo, como obesidade, desnutrição e colesterol alto.

Lidiane acredita que, assim como ensinar uma língua nova, é muito mais eficiente acostumar o organismo com alimentos saudáveis e nutritivos desde a infância. Assim, ele assimilará esta informação e terá necessidade desses alimentos até a vida adulta. O contrário também acontece: “Nosso organismo é muito inteligente. Se acostuma com o bom, mas também com o ruim”, completa.

Para ajudar os pais, pedimos que Lidiane sugerisse cinco atitudes que prometem convencer as crianças de que a alimentação saudável pode, sim, ser divertida e saborosa. Confira:

1 - Dê bons exemplos
Filhos são o reflexo dos pais. Não adianta reclamar quando as crianças não comem determinado alimento, se você não dá o bom exemplo. A alimentação saudável deve fazer parte da rotina de toda a família.

2 - Leve as crianças à feira
É muito importante que as crianças acompanhem os pais nas compras para que, assim, participem da escolha do cardápio e vejam de onde vem cada alimento. Na feira, fica mais fácil ter a noção de que, por exemplo, o milho natural se apresenta em espigas e o sabor das frutas pode ser bem diferente do gosto artificial daqueles sucos de caixinha.

3 - Faça uma horta em casa ou no apartamento
É supersimples! Você não vai precisar de muito espaço – um cantinho na varanda pode ser o suficiente para cultivar temperos como salsa e hortelã. Quando a criança planta e acompanha o crescimento dos alimentos, ela entende com mais facilidade a importância da alimentação natural, livre de agrotóxicos. Acredite, seus filhos vão adorar colher o próprio manjericão para temperar a pizza ou fazer uma salada com a alface que eles mesmos plantaram.

4 - Leve os pequenos para a cozinha
Se os pequenos participarem da preparação da comida, ela certamente terá outro sabor para eles! Quando for cozinhar, chame seus filhos para lhe ajudar e, durante o preparo, fale sobre as características de cada ingrediente. Também é bom exaltar os benefícios que cada um deles pode trazer à saúde. Incentivar o hábito de cozinhar, mesmo que de vez quando, é um grande passo para que a criança enxergue a alimentação saudável com outros olhos. Ela terá curiosidade de provar a receita e ficará orgulhosa ao ver a família comer o que preparou.

5 - Não deixe de oferecer ao seu filho um alimento que você não gosta
As crianças são um livro em branco, sem "pré-conceitos". É importante que elas experimentem novos alimentos sempre e tirem suas próprias conclusões sobre eles. Elas não são obrigadas a gostar de tudo, é claro, mas devem estar abertas a descobrir novos sabores e ingredientes. E esta oportunidade quem oferece é você.
 

COLUNISTA

PAULO PAIVA

COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA









Saúde

Dica Para Fazer o Esmalte Secar Mais Rápido

Mergulhar as mãos em água gelada é truque certeira para secar o esmalte mais rápido

18/03/2016   09:23:46

Ler Matéria

Esfoliante caseiro de açúcar renova a pele e diminui oleosidade

Esfoliação ajuda a eliminar as células mortas da superfície e a desobstruir os poros

18/12/2015   06:03:06

Ler Matéria

Zika pode ser transmitido por leite ou sêmen? Veja o que a ciência já sabe

Principal forma de transmissão do zika vírus é pelo vetor Aedes aegypt

10/12/2015   05:17:19

Ler Matéria

Manteiga: antes vilã da alimentação saudável, ela finalmente foi reabilitada

Sempre vista como vilã nas dietas, a manteiga agora assume papel de superfood

09/12/2015   06:51:14

Ler Matéria

Exercício intenso, mas sem exaustão, melhora humor de jovens, diz estudo

Pesquisa da Unifesp avaliou efeito psicológico de exercício de alta intensidade. Quando praticante atinge estado de exaustão, efeito no humor é negativo.

02/11/2015   19:47:32

Ler Matéria

Estudos sugerem que tirar mês de 'férias' do álcool faz bem para a saúde

Cientistas acreditam que um mês sem álcool já ajuda fígado a se recuperar. Pesquisa que será apresentada este mês indica benefícios de abstinência.

02/11/2015   19:30:11

Ler Matéria

Estudo explica por que você deve fugir de restaurantes que servem porções avantajadas

Cientistas do Reino Unido alertam que porções muito grandes de alimentos levam as pessoas a comer além da necessidade, aumentando o risco de doenças como câncer e obesidade

07/10/2015   06:23:24

Ler Matéria

Texto da jornalista Fernanda Gentil sobre amamentação fortalece cinco mitos sobre aleitamento materno; veja quais são

Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo durante os seis primeiros meses de vida do bebê, média brasileira é de 54 dias

07/10/2015   06:19:22

Ler Matéria



 
   
Cadastre seu e-mail e receba novidades e promoções da Jovem Rio!






  
Copyright © 1998/2015 Todos os direitos reservados!