Espalhe por aí                  Visitas: 131


28/09/2015 às 07:33:57
Blatter e Platini na mira da comissão de ética da Fifa

Na sexta-feira, a justiça suíça abriu uma investigação contra Blatter por pagar dois milhões de francos suíços (18 milhões de euros) a Platini, presidente da Uefa
créditos: o tempo

 futuro de Joseph Blatter, presidente demissionário da Fifa, e de Michel Platini, favorito na disputa pela sua sucessão, pode estar nas mãos da comissão de ética da entidade, em meio ao mega escândalo de corrupção que abala o futebol mundial.

Na sexta-feira, a justiça suíça abriu uma investigação contra Blatter por de dois milhões de francos suíços (18 milhões de euros) a Platini, presidente da Uefa. O caso teve mais um desdobramento na noite de sábado, quando a BBC e outros veículos internacionais revelaram que um processo foi aberto contra os dois cartolas na própria comissão de ética da Fifa.
Porta-voz desta comissão, Andreas Bantel recusou-se a comentar o assunto neste domingo. "Não vamos fazer nenhum comentário, o que significa que não confirmamos nem negamos esta afirmação", disse Bantel à AFP.

"Quando há uma suspeita inicial, a câmera de investigação da comissão de ética abre um processo formal, e essas regras se aplicam a todas as pessoas do mundo do futebol, qualquer que seja o nome ou a função", explicou o porta-voz.

Ameaça de suspensão
A tal "suspeita" pode estar embasada no "pagamento indevido" de Blatter a Platini, em fevereiro de 2011, justificado pela Fifa por "trabalhos realizados entre janeiro de 1999 e junho de 2002".

Se a comissão de ética realmente resolveu entrar em campo, ainda não se sabe se tanto Blatter quanto Platini são o alvo da ação, sendo que o ex-craque francês foi apenas ouvido como testemunha pela justiça suíça.

O presidente demissionário, por sua vez, é alvo de uma investigação criminal por "suspeito de gestão desleal" e "abuso de confiança". Além do "pagamento indevido" a Platini, a procuradoria-geral da Suíça também suspeita que Blatter assinou "um contrato desfavorável para a Fifa" com a União Caribenha de Futebol (CFU), presidida por Jack Warner, na venda dos direitos de transmissão das Copas do Mundo de 2010 e 2014.

Warner, que está em liberdade condicional em Trinidade e Tobago, é acusado pela justiça americana por corrupção e lavagem de dinheiro, foi informado na sexta-feira que o juiz responsável pelo caso deu sequência ao processo de extradição para os Estados Unidos.

O certo é que a comissão de ética tinha sido muito reativa em maio, levando menos de 24 horas para suspender todos os altos dirigentes da Fifa presos em Zurique, também a pedido da justiça americana, por suspeitas de corrupção, entre eles o brasileiro José Maria Marin, ex-presidente da CBF.

Se a comissão aplicar a mesma medida com Blatter, o suíço de 79 anos terá que deixar a entidade ainda mais cedo que esperava.

O cartola foi reeleito para um quinto mandato no dia 29 de maio, dois dias antes da prisão de Marin e companhia, mas acabou colocando o cargo a disposição quatro dias depois, diante da forte pressão internacional, principalmente da parte dos patrocinadores.

Blatter pretende, contudo, permanecer nas suas funções até o dia 26 de fevereiro, data marcada para a eleição do seu sucessor. Caso o suíço seja suspenso, quem assumiria o cargo seria o mais velho dos vice-presidentes da Fifa, o camaronês Issa Hayatou,

"Por enquanto, não existe nenhuma preparação psicológica para Issa Hayatou, mas caso isso aconteça, ele está preparado, com certeza", disse neste domingo à AFP uma fonte próxima ao dirigente de 69 anos, que comanda a confederação africana desde 1998.

'Presidente interino'
O problema é que Hayatou também está longe de ostentar uma 'ficha limpa'. Em dezembro de 2011, foi punido pelo Comitê Olímpico Internacional por ter recebido 15.000 euros em dinheiro da parte da ISL, empresa de marketing parceira comercial da Fifa, em 1995.

De acordo com um relatório da comissão de ética divulgado em 2013, o caso ISL também envolveu os brasileiros João Havelange, ex-presidente da Fifa, e Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF.

Ex-presidente da comissão, Mark Pieth pediu a saída imediata de Blatter e afirmou em entrevista ao canal suíço SRF que a entidade "precisa de um presidente interino, que deixaria suas funções depois de dois anos".

Pieth apontou o nome de Theo Zwanziger, de 70 anos, ex-presidente da federação alemã.
Ex-consultor em relações públicas de Blatter, Klaus Stoehlker saiu em defesa do suíço. Em entrevista ao jornal Schweiz am Sonntag, alegou que as acusações são "sem fundamento" e deixou claro que o presidente "sequer cogita se retirar de forma prematura".

Platini 'sereno'
Do lado de Platini, uma suspensão colocaria um ponto final nas suas ambições de chegar à presidência da Fifa.

Na sexta-feira, um ex-dirigente da entidade avisou à AFP que "Blatter está acabado" e que Platini "dificilmente vai conseguir se levantar depois dessas acusações". De acordo com esta fonte, a comissão de ética pode considerar o ex-camisa 10 da Juventus "inelegível" para o pleito de fevereiro, embora o fato de uma investigação ser aberta "não significa que haverá sanção automática, tanto para Platini quanto para Blatter".

"No que se refere ao pagamento que foi feito ao meu favor, quero esclarecer que foi um montante por um trabalho feito com contrato para a FIFA e estou satisfeito de ter podido esclarecer este ponto perante as autoridades", se defendeu Platini num comunicado divulgado na sexta-feira.

"Ele está calmo, sereno, tem a consciência tranquila e está à disposição da comissão de ética para ser ouvido caso julgue necessário", disse neste domingo à AFP uma fonte próxima ao francês.
RECOMENDADAS PARA VOCÊ

 

COLUNISTA

PAULO PAIVA

COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA









Futebol

Com novos horários, CBF divulga tabela detalhada até 35ª rodada

Como anunciado, Brasileirão não terá mais partidas às 11h de domingo. Novidades são jogos às 17h nos sábados e domingos, que também terá confrontos às 18h

02/10/2015   21:04:35

Ler Matéria

Ronaldinho Gaúcho não é mais jogador do Fluminense

Meia, que chegou às Laranjeiras em julho deste ano, rescindiu com o clube nesta segunda-feira. Eduardo Baptista diz que decisão do camisa 10 é uma surpresa

29/09/2015   06:58:50

Ler Matéria

Blatter e Platini na mira da comissão de ética da Fifa

Na sexta-feira, a justiça suíça abriu uma investigação contra Blatter por pagar dois milhões de francos suíços (18 milhões de euros) a Platini, presidente da Uefa

28/09/2015   07:33:57

Ler Matéria

Flamengo Perde Para o Coritiba em Brasília

Rubro-Negro cria chances e tem amplo domínio da posse de bola, mas equipe paranaense segura resultado construído no primeiro tempo

18/09/2015   08:17:42

Ler Matéria

Fábio recusa Oferta do Cruzeiro e Novela sobre Renovação Prossegue

Após reunião nesta quinta-feira, empresário do goleiro enviou contraproposta para a diretoria cruzeirense

18/09/2015   08:09:27

Ler Matéria

Lista de Convocados para Jogos das Eliminatórias

O técnico da Seleção Brasileira, Dunga, divulgou a lista de convocados para os primeiros dois jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (17), no auditório da sede da CBF. Confira abaixo os escolhidos para representar o Brasil. A Copa já começou!

17/09/2015   12:07:38

Ler Matéria

Artilheiros da Noite Lamentam o Placar e Miram Recuperação dos Pontos

Cruzeirenses lamentam outro empate com vacilo na bola aérea

17/09/2015   09:34:42

Ler Matéria

"Gaúcho da Copa" Morre aos 60 anos em Porto Alegre

Clóvis Acosta Fernandes lutava contra um câncer desde 2004

16/09/2015   12:26:35

Ler Matéria



 
   
Cadastre seu e-mail e receba novidades e promoções da Jovem Rio!






  
Copyright © 1998/2015 Todos os direitos reservados!